Notícias

Quem canta se eleva

Publicado em 27/09/2019

   "A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição". (Aristóteles)

Por Amanda Costa

O universo acadêmico é muito além de cálculos, teorias, N1, N2, N3 e N4. O estudante da UNIALFA tem ao longo de sua formação a possibilidade de mergulhar na arte musical; fazendo vocalizes, ensaios e apresentações artísticas. O Coral UNIALFA é aberto para todos e as aulas ocorrem sempre às quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 18h30, na sala 202 do bloco C - unidade Perimetral. Atualmente, 24 alunos integram o Coral.

O estudante do 5º período de Psicologia, Joalison de Almeida Dourado é um deles. Participa do coral há 1 ano e meio e não se vê mais longe do canto. Tanto é que afirma se tivesse a oportunidade viveria somente de música. "Foi uma paixão que o maestro conseguiu passar pra mim. A música mudou radicalmente a minha vida. Eu via um único caminho e hoje, por causa da música eu consigo visualizar várias possibilidades", explica.

"Muita gente entra em um coral sem muita pretensão, ou seja, nem acreditando no seu potencial. Entram pensando só no benefício que a faculdade dá (bolsa de até 15%) para quem faz parte do coral. Mas, acaba se apaixonando porque a música começa a fazer parte da sua vida", diz o tenor Joalison.

"Desde pequena eu canto. Desde que eu me conheço por gente. Eu sempre gostei muito e é a minha terapia para a vida, na verdade. Quando eu estou triste eu vou lá e canto", afirma Joana Venceslau, aluna do 5º período de Comércio Exterior.

Há um ano no coral, Joana diz que já sente vários benefícios para a vida dela. Os que ela destaca é a perda da timidez para apresentar trabalhos na sala de aula e o outro é o bem-estar que ela sente toda vez que canta. "A música me ajuda! Me deixa mais calma e me separa do outro universo da vida, que normalmente é cheio de problemas", complementa.

Recém chegado no coral, Juliermes dos Santos Silva Neto já está apaixonado. O acadêmico do 2º período de Engenharia Mecânica diz que sempre teve vontade de cantar, só que tinha medo e nunca achava que a voz dele era boa. "Estar nesse coral é um encontro comigo mesmo. Temos um sonho de ter uma formação acadêmica, mas essa área artística tem que ser desenvolvida em cada um, principalmente porque a arte te deixa mais humanizado", finaliza.

Maestro

Sérgio Luís Lopes é formado na Escola do Rio de Janeiro, no Colégio Vila Lobos e logo depois fez parte da Escola Nacional de Música também no Rio de Janeiro. Em Goiânia, fez regência pela Escola Técnica Federal. O professor também é tenente do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás e integra a banda de música.

"A música para mim é como se fosse um despertar para a vida. Eu sempre cantei desde criança. Os meus pais eram coristas, o meu pai um baixo profundo, minha irmã um soprano, a minha mãe um contralto. Então, a gente sempre estava em ensaios de coral. Eu comecei a amar a partir disso. Logo depois eu comecei a levar pelo lado profissional, na verdade eu me formei em Administração e a música era um hobby e acabou dando no que deu", contextualiza.

O sentimento do maestro quando está na UNIALFA é de pura satisfação. Quando a pessoa está bem e ela canta um som agradável só traz benefícios. Afinal, a música relaxa e alegra. Já diziam os nossos avós: "quem canta, os males espantam"!

Veja como são os ensaios!