Notícias

Que tal fazer uma segunda graduação?

Publicado em 22/07/2020

Com uma disputa cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, muitos estudantes optam por continuar o percurso acadêmico fazendo uma segunda graduação. Conheça as vantagens de ter mais de um diploma de ensino superior e os motivos dessa escolha.

Por Amanda Costa 

Os motivos são muitos. Um deles é a falta de identificação com o primeiro curso realizado no ensino superior. Seja porque houve influência dos pais para seguir uma carreira mais tradicional ou mesmo pela pressão de ter que fazer uma escolha tão importante logo após terminar o ensino médio. Sendo esse um período de muita insegurança para os jovens, muitos estudantes acabam fazendo uma graduação com a qual eles não se identificam totalmente.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgados em 2017, quase 56% dos alunos que entraram na faculdade em 2010 não se formaram com os colegas. Os números foram coletados entre 2010 e 2015 com base no Censo da Educação Superior.

Outra justificativa para fazer uma segunda graduação pode ser a vontade de complementar o conhecimento em áreas correlatas, como é o caso de alguém formado em Letras Português que queira começar um curso de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, por exemplo. Uma outra motivação para fazer uma segunda graduação pode ser o interesse em ampliar o leque de oportunidades em setores diferentes. Confira algumas vantagens de se fazer uma segunda graduação:

Recomeçar é um privilégio  

Buscar alternativas para driblar a repetição de uma mesma função por anos tem sido um caminho trilhado por muitos profissionais. Nesse contexto, a segunda graduação surge como uma oportunidade para aqueles que desejam recomeçar uma carreira.

É possível mudar ligeira ou completamente a sua área de atuação: isso vai depender de quais são os seus planos e objetivos profissionais. Quando você opta por uma formação complementar, por exemplo, consegue até mesmo fazer o aproveitamento de disciplinas na faculdade.

Essa opção, além de proporcionar uma guinada na sua carreira, ainda permite a conclusão de sua segunda graduação em menor tempo. Para ter certeza da viabilidade dessa escolha, basta fazer sua inscrição como portador de diploma e solicitar uma análise do seu histórico escolar. Possivelmente, serão aproveitadas as disciplinas que tiverem abordagens semelhantes.

Melhores oportunidades

Quando você dá início a uma graduação, principalmente a segunda, já tem a possibilidade de conquistar uma boa vaga de emprego durante esse período - sem a necessidade de ter o diploma em mãos. Isso, porque as empresas vão levar em consideração o seu empenho em progredir na carreira, além das aptidões adquiridas na sua primeira formação.

Com um currículo recheado de aprendizados, você se coloca na frente da concorrência em uma disputa por cargos do seu interesse, por exemplo. A bagagem que carrega consigo durante todos os anos de estudo é incomparável. Tenha isso em mente!

Ascensão profissional

Chegar no ápice da carreira e sentir-se bem consigo mesmo são sensações que nem todos os profissionais conseguem ter. Muitas vezes, isso acontece porque não estão na profissão ideal para o seu perfil e as suas afinidades. Na segunda graduação, você tem em mãos o poder da escolha e, então, é preciso considerar: o que pode ser feito para alcançar a realização pessoal?

Expandir seus horizontes coloca você em uma direção mais acertada rumo ao que vai fazer de melhor na sua carreira. Sem falar que, nessa "segunda chance", é possível aumentar sua rede de contatos ao trocar ideias com professores e colegas da faculdade. O networking, inclusive, aproxima você de oportunidades de emprego, por meio de indicações.

Não somente isso, você aprende de perto com professores que já estiveram no seu lugar e, quem sabe, até mesmo passaram por esse recomeço. Eles podem contar como fizeram para chegar onde estão e quais são os principais desafios a serem superados até a conquista da ascensão na carreira.

Fonte: G1