Notícias

Qual será o futuro do trabalho?

Publicado em 07/01/2020

A dinâmica de trabalho que conhecemos hoje promete mudar drasticamente nos próximos anos. Maior concorrência, modificação da rotina, flexibilidade de horários e transformação constante de carreiras e empresas. Essas são algumas das mudanças que devem movimentar o mercado e as relações trabalhistas nos próximos anos.

Por Amanda Costa

No Brasil, apesar do alto desemprego, 34% dos empregadores reportam dificuldades em selecionar pessoas adequadas para as vagas abertas. Eles dizem não encontrar candidatos com as habilidades requeridas para os cargos, segundo dados do Manpower Group. Portanto, o profissional do futuro precisa ter muito mais que técnicas. Ele precisará apresentar competências como: saber pesquisar, avaliar, planejar, interpretar, negociar, coordenar, organizar e também ensinar.

Os trabalhadores mais qualificados são capazes de utilizar e interpretar as novas tecnologias, antecipar tendências, e propor produtos inovadores e processos mais eficientes. Se você se enquadra nesse perfil, que tal saber quais são as quatro principais mudanças de impacto dos próximos anos?

1) Maior concorrência no mercado de trabalho

Esqueça classe social e econômica, orientação sexual e gênero ou distância do local de trabalho. As empresas irão selecionar o candidato que julguem mais atrativos para a vaga em aberto, sem se importar com essas questões. A concorrência cada vez mais é global. Vários empregos e atividades podem ser feitos no Brasil, Índia, México ou outra localidade. A pessoa não concorre apenas dentro do seu setor ou empresa, e sim com outros países e candidatos que podem executar a mesma atividade. Outro aspecto que deve ser considerado é a concorrência com robôs ou sistemas de automação, que farão boa parte das atividades operacionais hoje feitas por humanos

2) Carreira numa mesma empresa?

A dinâmica de trabalho em sintonia com a evolução tecnológica e cientifica irá permitir aos profissionais buscarem projetos específicos que agradem seu perfil. Por isso, a troca de empregos será cada vez mais natural. As empresas terão de se adaptar a essa dinâmica e buscar novos caminhos para atrair e reter os melhores profissionais do mercado.  

3) Mais estudos

Para se manter relevantes no mercado, os profissionais terão que aperfeiçoar seus conhecimentos com mais frequência. Além dos cursos de graduação, pós-graduação serão valorizados as atualizações pontuais e cursos de reciclagem com duração rápida e on-line. Ou seja, não pare de estudar!

4) A tecnologia será uma forte aliada

A automatização dos processos é uma realidade. Porém, a procura por profissionais que saibam manejar as novas tecnologias irá aumentar consideravelmente. As empresas do futuro irão promover sinergia entre fator humano e automação. Os colaboradores que souberem trabalhar em harmonia com as novas tecnologias, promovendo maior produtividade e mudanças positivas, estarão em evidência.

Fontes: Agências de Notícias CNI - Confederação Nacional da Indústria e Jornal Estado de Minas

CLIQUE AQUI e fale com um dos nossos consultores!