Notícias

Quais comportamentos chaves para fazer carreira no RH?

Publicado em 21/02/2020

Queremos ajudar você, profissional de RH, a empoderar-se e conquistar o destaque que você merece dentro das organizações.

*Lorranny Sousa 

Em um futuro próximo a quantidade de RH's que migrarão para o cargo de CEO's aumentará exponencialmente. Essa é uma evidência clara da oportunidade que os RH's possuem hoje de se destacarem. Quanto mais a tecnologia evolui, mais a inovação se torna relevante e mais a gestão de pessoas protagoniza.

De acordo com o último Estudo Global de Tendências, publicado pela Mercer, uma das maiores consultorias do mundo, cerca de 88% dos executivos acreditam que sua empresa terá alguma disrupção importante nos próximos três anos. Esse percentual era de 44%. Para a Mercer em um futuro próximo, a boa gestão de pessoas será tão impactante para os negócios que veremos boa parte dos CEO?s saindo do RH.

Queremos compartilhar algumas dicas para que você ganhe representatividade como RH dentro da sua empresa e perante o mercado de trabalho. Confira:

Entenda como gerar valor para o negócio

Ser um RH estratégico é conseguir transformar os recursos e métodos da área de gestão de pessoas em alavanca para os resultados do negócio. Mas como fazer isso?

Exemplo: Entenda para onde sua empresa está indo, quais as competências que ela precisa para chegar lá. Essas competências devem ser desenvolvidas, portanto as mensure em avaliação de desempenho e crie trilhas de desenvolvimento.

Outro exemplo: qual área ou produto mais gera valor a sua empresa? Se torne parceiro deste gestor, apoiando ativamente a operação dele. Dica: geralmente a área mais relevante do negócio é o comercial e áreas ligadas a inovação.

Mais um exemplo: o RH deve ter suas próprias estratégias. As estratégias do RH devem estar ligadas diretamente aos planos da alta administração do negócio. Se a empresa tem planos de crescimento, como o RH pode ajudar? Quais pessoa chaves o RH deve procurar no mercado para este crescimento? Quais recursos de gestão de desempenho e recompensa podem ser criados para estimular o crescimento? Quais iniciativas de treinamento e desenvolvimento são necessários? É relevante criar uma campanha de endomarketing para gerar engajamento em alguns projetos específicos ligados ao crescimento?

Faça gestão por resultados!

O RH precisa ajudar o negócio a tomar decisões em cima de dados e fatos. Para isso o RH deve ter métricas de performance. Turn over e absenteísmo são métricas relevantes, mas é preciso ir além. É preciso cruzar dados para que as análises sejam mais profundas.

Exemplo 1: experimente cruzar, por departamento os dados de turn over, informações recorrentes em entrevista de desligamento, resultados da área e pesquisa de clima. Será possível observar padrões e compreender onde está causa e efeito. A partir de análises mais profundas será possível criar soluções mais impactantes.

Exemplo 2: O RH deve mensurar o quanto as suas iniciativas estão sendo efetivas. Exemplo simples: em ações de endomarketing, quantas pessoas estão abrindo os e-mails que você envia? Quantas pessoas comparecem aos eventos? O RH é protagonista no processo de comunicação institucional, por isso é importantíssimo medir o quanto as pessoas estão aderindo as ações de comunicação interna e endomarketing.

Traga automação barata - Startups

A maior parte das equipes de Rh são bastante enxutas, o que causa sobrecarga e prejudica a performance da área. Aposto que uma das soluções está em trazer automação barata para o negócio. Como? Trazendo soluções tecnológicas criadas por startups, as famosas HRTechs. Estimamos que seja possível diminuir mais de 80% do tempo investido em avaliação de desempenho, pesquisa de clima e endomarketing usando apenas um software que contém todas estas soluções e pagando entre R$ 30 e R$ 8 por pessoa por mês, sem custo de implantação. E essa é só uma das soluções que existem no mercado.

O custo X benefício é muito bom!

Traga os gestores para criar junto com você as soluções. Já passou a época em que o RH tinha que ter todas as respostas sobre gestão de pessoas. Estamos na era da criação colaborativa. Traga os líderes para criarem com você as soluções, empoderando-os a encontrarem soluções que resolvam os problemas deles. Você ganhará em qualidade de soluções e comprometimento do líder na execução das soluções criadas.

Dica de ouro: estude design thinking para que você consiga resultados ainda melhores nesta prática da construção de soluções de forma colaborativa.

Busque consistência técnica

É comum receber clientes queixando-se de várias tentativas de estruturar um RH. A situação é sempre a mesma: várias pessoas já passaram pela área, muita iniciativa e pouca acabativa.

Por outro lado, observando os profissionais de RH, percebemos que eles chegam em uma nova empresa e querem aplicar exatamente o que ele fazia nas empresas anteriores. Cada negócio requer uma abordagem diferente. Quero te convidar a buscar consistência o bastante para construir os subsistemas e iniciativas de RH de forma alinhada as melhores práticas do mercado e customizada de acordo com as necessidades da empresa.

Saia do empirismo, do continuar replicando a mesma fórmula aprendida dentro de outras empresas. Faça o MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 4.0 da UNIALFA e amplie possibilidades de crescimento para a sua carreira profissional: "De profissional RH para CEO" o que acha!?

Lorranny Sousa - É coordenadora do MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 4.0 da UNIALFA. Ela tem 16 anos de experiência com 17 prêmios recebidos. Levou três empresas ao Ranking - Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil - GPTW e Você S/A. Atuou em cargos executivos com grandes cases de sucesso no Grupo Saga, Grupo Ramasa e Crool Centro Odontológico. Diretora na ABRH e da ACIEG. É especialista em Gestão COM Pessoas e Inovação.  Administradora com três especializações sendo em Gestão Empresarial (FGV), Liderança e Gestão Organizacional (Franklin Covey) e Gestão de Pessoas (IPOG). Formações em Coaching, Neurociência, Gamificação, Grafologia, Assessments, Remuneração estratégica, Gestão de Desempenho e Psicologia Positiva. Fundou e é diretora executiva na Accelere - Consultoria e Treinamentos.   

 

CLIQUE AQUI e fale com um dos nossos consultores!