Notícias

Quais as áreas de atuação do Psicólogo de Trânsito?

Publicado em 31/05/2021

Para quem pensa que o psicólogo de trânsito é uma profissão que possibilita atuar somente na área pericial está enganado. O especialista pode trabalhar em diversos segmentos da psicologia que envolva a educação no trânsito.

Psicologia clínica, com foco na amaxofobia, trabalhando traumas relacionados ao medo de dirigir e os testes de direção, docência de trânsito e a atuação junto a DETRAM são de responsabilidade do psicólogo com especialização em trânsito.

Carmen Rizzotto, coordenadora da Especialização em Psicologia do Trânsito da UNIALFA, explica que esta especialização têm uma abrangência muito grande no mercado de trabalho, pois lida com pessoas de classes, gêneros e idades diferentes. "Este profissional amplia seu campo de atuação, por isso, deve se pautar sempre na ética e na sabedoria."

Para ela, os psicólogos de trânsito se tornaram ainda mais fundamentais durante a pandemia da COVID-19 onde as pessoas tiveram que se isolar para conter o vírus e ficaram com mais medo de situações rotineiras, como o retorno à direção. "A população está mais nervosa, estressada, e isso prejudica o trânsito. Cabe a nós psicólogos orientá-la da maneira certa e evitar incidentes nas estradas".

Ela reforça ainda que a responsabilidade do psicólogo de fazer a orientação certa e contribuir com uma estrada segura. "O trânsito está em nossas mãos. É de nossa responsabilidade colocar alguém na direção."

Com o objetivo de formar psicólogos para atuar no trânsito, a UNIALFA oferece a Especialização em Psicologia do Trânsito. O curso tem por objetivo capacitar, aprimorar e desenvolver habilidades com um olhar sistêmico sobre a realidade. Carmen Rizzotto ressalta que esta especialização,  forma peritos com uma visão humanizada e com grandes oportunidades de crescimento dentro da Psicologia. " Nossa missão é formar profissionais antenados ás novas regras de trânsito trabalhando as técnicas da Psicologia. Esta especialização permite que os psicólogos cresçam muito dentro de sua área de atuação. "

Conheça a Especialização em Psicologia do Trânsito