Notícias

Psicologia em Ênfase: revista científica vinculada ao curso de Graduação da UNIALFA publica seu terceiro número

Publicado em 01/04/2021

A revista Psicologia em Ênfase (ISSN 2675-6994) está em sua terceira publicação, sendo a única de Goiás vinculada a um curso de Psicologia. Tem por objetivo divulgar artigos científicos inéditos e originais e tratando-se de um periódico eletrônico, a revista da UNIALFA destina-se a pesquisadores e profissionais de Psicologia e áreas afins que desejam publicar suas pesquisas, desde que estas apresentem devido rigor científico.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da UNIALFA e editora-chefe da revista, Dra. Herica Landi de Brito  a existência de uma revista científica vinculada a um curso de graduação se pauta no compromisso do curso de Psicologia da UNIALFA em incentivar reflexões e ações que promovam a construção do conhecimento científico em Psicologia desde a formação considerando que o exercício profissional em Psicologia que pretende ser ético, crítico e socialmente comprometido com a transformação de realidades se constitui a partir de procedimentos sistematizados de investigação científica. 

De acordo com ela, tanto na última públicação quanto na anterior, a maioria dos trabalhos são exógenos e escritos por pesquisadores sobretudo vinculados a programas de pós-graduação lato e stricto sensu em Psicologia de diversas instituições, inclusive dois trabalhos de Moçambique e um dos Estados Unidos.  Porém, conservamos nossa principal característica: o fato de sermos a única revista cientifica de Psicologia de Goiás vinculada a um curso de Graduação em Psicologia. Assim, ao longo dos três números oportunizamos que nossos alunos e professores pudessem publicar trabalhos realizados ao longo das disciplinas do curso no intuito de valorizar e divulgar a produção científica desenvolvida internamente.

Ueliton dos Santos é professor de Psicologia da UNIALFA e foi co-autor da pesquisa "Terapia de Aceitação e Compromisso" em conjunto com uma docente do curso de Psicologia. Ele ressalta que a atividade cientifica é fundamental para a aplicação do ensino teórico-prático, além de elevar o nome da UNIALFA a nível internacional. "O periódico cientifico tem potencial de se tornar o cartão postal da instituição de ensino. Promove também, discussões de temas importantes entre pesquisadores do mundo inteiro".

Ana Cristina Chaves é graduada em Psicologia pela UNIALFA. Ela teve a oportunidade de publicar o artigo "Coragem, consciência e amor: na psicoterapia analítico funcional-FAP", que fala sobre a eficácia da relação terapêutica como provedor da adaptação do paciente a psicoterapia. A jovem agradece a oportunidade de participar de uma revista cientifica, pois acredita que será fundamental para seu desenvolvimento profissional. "É uma experiência incrível!".

Com o apoio de um conselho internacional, a revista trata de diversos assuntos da Psicologia como: psicologia clínica, escolar, organizacional jurídica, avaliação neuropsicológica, entre outros. Egressa da UNIALFA e assistente editorial, Lorrane Ribeiro afirma que esse espaço é importante para a formação profissional. "Os artigos publicados ajudam na atuação prática tanto do leitor quanto do escritor".

Wellington Dutra é aluno do 2ª período de Psicologia da UNIALFA e se sente orgulhoso em estudar na primeira instituição de ensino do Estado de Goiás a investir em uma revista cientifica voltada a área psicológica. "É gratificante saber que a UNIALFA se preocupa em ter esse espaço para abordamos os estudos de caso."

Conheça o curso de Psicologia da UNIALFA

Conheça a revista Psicologia em Ênfase