Notícias

Psicologia do Trânsito: o que é?

Publicado em 29/04/2021

O trânsito é uma das maiores causas de mortes em todo o país.Segundo dados do DataSus/DPVAT, cerca de 80 pessoas por dia morreram de acidente de trânsito no Brasil em 2020. Por isso, é necessário que o condutor de carro, caminhão ou motocicleta, esteja psicologicamente preparado antes pegar estrada.

O psicólogo de trânsito estuda os comportamentos mentais que podem influenciar de forma consciente e inconsciente na direção, como: ansiedade, depressão, estresse e até mesmo o alcoolismo.A coordenadora de pós-graduação em Psicologia do Trânsito da UNIALFA, Carmen Rizzotto, explica que a atuação do profissional é extremamente importante pois ele vai abordar técnicas fundamentais para amenizar essas reações. "O trânsito está em nossas mãos, é de nossa responsabilidade colocar alguém na direção e garantir um trânsito seguro."

Ela enfatiza ainda que neste período de pandemia da COVID-19, onde as pessoas estão mais nervosas, a tendência é que os traumas e acidentes de trânsito aumentem ainda mais."O isolamento social tem deixado as pessoas com mais medo, mais nervosas. É neste momento que devemos trabalhar com muita ética e profissionalismo."

Além disso, é de responsabilidade do psicólogo de trânsito atuar como perito, aplicar testes de avaliação psicotécnicos e trabalhar com programas de educação de trânsito.

A UNIALFA disponibiliza o MBA em Psicologia do Trânsito. Com o objetivo de formar profissionais capacitados.A instituição conta com docentes com ampla experiência acadêmica e profissional capacitados a trabalhar assuntos como amaxofobia (medo de dirigir), docência de trânsito, mediação peridiscal, além de atendimentos em consultórios.

 Conheça mais sobre o MBA em Psicologia do Trânsito da UNIALFA

Conheça mais sobre o curso de Psicologia da UNIALFA