Notícias

Pós-graduado da UNIALFA apresenta projeto no INCRA- GOIÁS

Publicado em 05/03/2021

O engenheiro agrônomo, Augusto Teixeira Peiró, apresentou a tese o "valor de mercado das terras agrícolas em Goiás". A pesquisa foi realizada na linha de pesquisa do mestrado em Desenvolvimento Regional da UNIALFA, no INCRA-GOIÁS, empresa que trabalha.

O projeto estudou a diferença sobre o valor de mercado em terras do Estado de Goiás e contou métodos para determinar o Valor da Terra Nua (VTN) como: nível tecnológico praticado, localização, infraestrutura do imóvel, fertilidade do solo, topografia, fatores ligados à documentação e aspectos naturais. De acordo com Augusto Peiró, o INCRA foi fomentador e consolidador destes dados.

Com os conhecimentos técnicos adquiridos no curso de mestrado profissional da UNIALFA, Augusto Peiró calculou o Valor da Terra Nua (VTN) em diversos usos de solo em Goiás, como agricultura e pecuária para orientar agentes econômicos em negócios de compra e vendas e agentes governamentais que trabalham com os programas de democratização e tributação de terra rural.

 Ele explica que esses dados são fundamentais para definir uma forma mais segura para a definição de pautas e valores, atender os órgãos de economia e estatística e auxiliar o judiciário em processos de natureza fundiária.

Foto: Incra - Goiás