Notícias

Pesquisa aponta que 30% dos jovens não pagam o cartão de crédito mensalmente

Publicado em 04/12/2019

Aproximadamente 77% dos entrevistados utilizam cartão com muita frequência e destes, 50,4% utilizam pra compras em promoções com descontos.

Por Aline Dias

Pesquisa realizada pelo CEPEM - Centro de Pesquisas Econômicas e Mercadológicas, da UNIALFA revela que aproximadamente 30% dos jovens não conseguem pagar seus cartões de crédito mensalmente. A mais recente pesquisa, sobre endividamento do consumidor goianiense, realizada em outubro de 2019, teve como objetivo mensurar o grau de endividamento dos consumidores goianos. Os entrevistados estavam nos mais diversos lugares de Goiânia. A pesquisa colheu informações socioeconômicas e de intenção de compras.

"Foram realizadas um total de 492 entrevistas, tendo os entrevistados uma média geral de 21 a 25 anos, onde 4,7% usa cartão, seguido de 26 até 30 anos, que representa o percentual de 9,5%, de quem utiliza mais o cartão de crédito, sendo consideradas as pessoas mais endividadas. Outra média obtida pela pesquisa é que quando perguntados com que frequência utilizam o cartão de credito, 77,7% utilizam com muita frequência e destes, 50,4% utilizam pra compras em promoções com descontos, destes 23,5% preferem parcelar suas faturas e 70,9% conseguem pagar a fatura como um todo, tendo por fim 29,1% pagam o mínimo da fatura", explica Aurélio Troncoso, coordenador do curso de Ciências Econômicas e responsável pelas pesquisas realizadas, pela UNIALFA.

Ainda segundo Aurélio, "as pesquisas realizadas pelo CEPEM têm como objetivo, informar através de números à sociedade civil, empresários, investidores dos ganhos e perdas da sociedade, bem como as potencialidades do Estado em busca de novos parceiros", completa Trancoso.

O CEPEM atua desde 2004, realizando um total de 50 pesquisas anuais, sendo 15 pesquisas corporativas, 20 pesquisas temporais e 15 pesquisas sazonais, com a finalidade de realizar pesquisas no âmbito social e econômico, para dar apoio técnico e institucional para instituições públicas, privadas e terceiro setor. Os entrevistadores são recrutados e selecionados dentro dos quadros discentes do Centro Universitário Alves Faria. Esses são alunos do cursos de Ciências Econômicas, Administração de empresas e Psicologia e receberam treinamento específico para esse trabalho.