Notícias

Personal branding para líderes: insights fundamentais

Publicado em 13/02/2020

*Pollyana Oliveira Guimarães

Há uma quantidade de literatura considerável no que diz respeito aos grandes líderes. E, até perguntas astuciosas como "em seu lugar, o que faria Steve Jobs"? Tudo isso para tentar entender, encontrar um padrão ou mesmo inspirar-se nos ícones de liderança que fazem parte do imaginário popular ou até de pesquisas conceituadas na área. Contudo, começo dizendo algo um pouco controverso sobre a minha atuação em personal branding: você não é o Steve Jobs. Então, não dá para buscar uma conduta baseada nas ações dele se as situações, momentos de vida, histórias e vivências são completamente diferentes.

O trabalho de consultoria em marca pessoal para líderes começa com uma das máximas do oráculo de Delfos: "conhece-te a ti mesmo" - o precursor da busca pelo autoconhecimento pela humanidade. Ao perceber-se único no mundo é possível destacar suas potencialidades, suas forças e suas características que tornam um líder ímpar. Líderes extraordinários e com marcas pessoais fortes estão aptos para provocarem intensas transformações no ambiente em que vivem ou trabalham. Além disso, deixam legados consistentes que perduram por gerações.

Independentemente do estilo de liderança, a marca pessoal é uma aliada na construção de uma carreira sólida e claro, necessária para se tornar referência em uma determinada área. No atual cenário econômico, especialmente em se tratando de Brasil, onde vários líderes precisam reinventar-se o tempo todo, trabalhar com personal branding para líderes é uma demanda crucial e urgente. Afinal, é preciso constantemente demonstrar o seu valor como líder e profissional para qualquer organização que você pertence.

Só quando um líder trabalha com base numa combinação dos seus pontos fortes e de autoconhecimento, poderá atingir uma excelência verdadeira e duradoura (Peter Drucker). Ainda é muito comum encontrar empresas e líderes que investem em desenvolvimento técnico, sem se preocupar com o desenvolvimento do EU e vale lembrar que para colocar em pratica a parte técnica, é preciso estar empoderado para conduzir os processos e suas equipes.

Durante quase 20 anos, me dediquei a gestão de pessoas em empresas de grande porte e sempre com foco em desenvolvimento de pessoas, sendo estas em início ou na maturidade da carreira como líderes de equipes. Pude constatar, através da prática, de depoimentos e pedidos de ajuda, que a grande maioria dos líderes eram mau avaliados em pesquisas de clima interno, em entrevistas de desligamento e até mesmo de desempenho, por conta da dificuldade de comunicação e de relacionamento com sua respectiva equipe. Ao aprofundar mais na questão e buscar entender os motivos, os líderes me confidenciavam que tinham medo da rejeição, de falhar, de serem criticados e de não atenderem as expectativas da sua equipe.

Foi com base em pesquisas internas, que cheguei à conclusão que para se fazer uma boa gestão de forma genuína e sem sofrimento para a gestão, os líderes precisam se autodesenvolverem, entender de forma prática e transparente, quais são as suas limitações, mas principalmente quais são as suas potencialidades como pessoa e profissional, para ter segurança em fazer gestão.

Sua marca pessoal é única, pessoal, intransferível. Não está sujeita aos crachás, às posições hierárquicas ou aos cargos. Portanto, somente ela pode proporcionar o sucesso em várias atividades e atribuições que se tem na vida. Mas, afinal, por que os líderes precisam de marcas fortes?

Uma marca forte fala por si

É comum atribuir a construção de marca pessoal com aquele sujeito que está sempre falando de si mesmo. No entanto, o desenvolvimento de uma marca pessoal própria não se trata disso. Mas sim, de construir narrativas e traçar estratégias para que a sua história e realizações falem por si mesmas. É extrair da sua biografia, personalidade e vivências, pontos de destaque que são valorizados tanto pelo público externo quanto pelo público interno. E isso começa em uma definição muito simples: quem você precisa que "compre" a sua marca?

A confiança como fator fundamental

Seja para a construção de uma marca pessoal, seja para o desenvolvimento de uma marca comercial, a confiança é o amálgama dessa relação. Para edificá-la, há um fator primordial: a transparência. As pessoas valorizam quem possui a capacidade de se comunicar bem, interagir de forma respeitosa com os mais diversos públicos e transmitir uma imagem de credibilidade diante delas. Para isso, é preciso fazer com que o seu diálogo seja coerente com as suas ações, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Portanto, investir na criação de uma marca pessoal significa fazer escolhas alinhadas aos seus propósitos. Decisões estas que significam o limiar entre "ser apenas mais um na multidão"ou "tornar-se referência e inspiração de vida".

A ousadia como natureza indissociável

A ousadia é característica inerente aos líderes de sucesso. Apenas eles, dotados de capacidade de enxergarem além, propõem mudanças significativas e tomam decisões. Adotar um lado pode ser relativamente doloroso e desagradar algumas pessoas, no entanto, o bom líder sabe que se ele mantiver o seu posicionamento trabalhando no que acredita, naturalmente a situação se reverte e ele consegue provar que tomou a atitude correta para o momento em questão. Ter uma marca pessoal forte como líder é saber lidar com as perdas e fracassos utilizando-se da inteligência emocional e cabeça erguida: qualidades fundamentais de quem detém o autoconhecimento.

Comunicação: sua maior aliada

A comunicação é primordial na construção de uma estratégia de personal branding para os líderes. No entanto, esqueça os jargões sobre conversas de elevador, frases de autoajuda ou networking forçado nas mídias sociais. Comunicar-se de forma eficaz, envolve uma série de estratégias para os stakeholders que precisam conhecer a sua marca pessoal. É preciso fazer, alinhado aos seus propósitos e valores, uma eleição consciente de veículos para o que você precisa divulgar. Vários líderes abraçaram o linkedin como alternativa viável para a construção de suas marcas pessoais. No entanto, há inúmeros outros recursos a serem utilizados. Os meios de comunicação institucional são poderosos nesse sentido. Estar presente em uma newsletter empresarial, no jornal interno ou em veículos que alcançam o seu público é fundamental para contar as suas realizações. Quer outra dica? Reconheça e elogie! As boas ações sempre são bem vistas e garantem um retorno positivo por parte de quem as recebe.

Storytelling como recurso poderoso

Lembra quando falamos que uma boa marca é lembrada e nunca dita? As histórias têm poder incrível de encantar pessoas. É preciso valorizar a importância de um bom portfólio individual com as grandes realizações da carreira, cases de sucesso, aprendizados e vivências para compartilhar com as pessoas. As circunstâncias que mais nos diferenciam como indivíduos são as nossas histórias e como reagimos a elas. A inspiração parte da autenticidade e de propósitos reais obtidos por meio de esforço e realizações.

A condição de eterno aprendiz

Nunca, nunca, nunca deixe de aprender. Leia, se atualize, saiba do que está acontecendo, ensine, promova trocas de informações, compartilhe. E coloque-se sempre na condição de eterno aprendiz. Com humildade e respeito. Afinal, a inteligência e o conhecimento construídos ao longo da vida devem servir sempre para ajudar os demais, nunca para subjugá-los. Todos têm algo a ensinar e algo a aprender. Portanto, é fundamental reconhecer a força que a educação tem na mudança de hábitos de qualquer indivíduo. Ao proporcionar isso a alguém, tenha certeza de estar promovendo, mesmo de forma inconsciente, uma transformação e inspiração para algo. Ensine de forma genuína e reconheça o seu papel na formação de pessoas.

 Enfim, fica o desafio para os líderes de pensar em si mesmo como uma marca orientada e alinhada em seus propósitos de vida. E isso compreende sua história como um todo, não apenas a sua faceta profissional como líder em uma organização. 

 

Pollyana Oliveira Guimarães - É Psicóloga. Palestrante e Estrategista em desenvolvimento de marcas pessoais, com foco em carreira e desenvolvimento de lideranças. Teve sua carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos de serviços, transporte e varejo e atuou no desenvolvimento de mais de 900 líderes. Hoje está à frente da empresa Prospere Carreira, ajudando pessoas a potencializarem as suas marcas pessoais. Além disso, é professora no MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 4.0 da UNIALFA. 

CLIQUE AQUI e fale com um dos nossos consultores!