Notícias

Pai e Filha

Publicado em 12/08/2019

Aumenta o índice de procura da melhor idade para o ensino superior. Com mais participação no mercado de trabalho, os idosos ocupam cada vez mais as faculdades de todo o Brasil. Isso ocorre também na UNIALFA - Melhor Escola de Negócios do Centro-Oeste.

Por Amanda Costa

Imagine ter percorrido uma estrada profissional repleta de dedicação e afinco!? Após décadas de trabalho o mais provável seja a aposentadoria. Só que esse "veredito" não é o que ocorre com milhares de idosos. Ativos e pensantes, eles querem desvendar outros mundos, escrever artigos científicos e se sentirem coparticipantes de uma sociedade muito melhor no futuro.

Assim é para o estudante de Direito da UNIALFA o Saintclair Jordão (58 anos) que trocou os dias tranquilos que teria após se aposentar pela correria dos estudos. Imerso aos livros da área jurídica ele se vê cada vez mais apaixonado e diz mais "não arrependo um minuto"! O economista retornou a vida acadêmica aos 55 anos, a sensação para ele é que o tempo voou. Afinal, faltam somente 2 semestres para terminar o seu segundo curso.  

"O meu interesse pelo Direito também veio das Ciências Econômicas. Isso aliado a um empurrão que a família deu. Eles me questionaram e quando aposentar eu iria fazer o quê? Vai ficar só batendo perna?" diz todo sorridente.  

Esse empurrão que o Saintclair se refere veio também da filha Luciana Jordão, que é professora de Direito na UNIALFA. Ela ministrou duas disciplinas para o pai ao longo do curso e esse semestre dará aulas novamente para ele na disciplina de TCC.

Ela está muito feliz com o pai, que se mostra um aluno dedicado e que pelo visto não quer passar vergonha nela de maneira nenhuma. "É uma responsabilidade muito grande, pois além de ter que corresponder perante a filha, a minha família, tenho que corresponder para a turma, justamente, por ser o pai da professora", explica Jordão.

Após a colação de grau de Saintclair, pai e filha irão se unir mais ainda, pois pretendem trabalhar juntos no escritório de advocacia. Seguirão discutindo assuntos relacionados ao Direito e, claro, exercendo a profissão que tanto amam.

Estatísticas

A população idosa do Brasil tem crescido a cada ano. De 2012 a 2017, a quantidade de idosos aumentou em 18% no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Para as próximas décadas, a estimativa é de que o número cresça ainda mais. Segundo o IBGE, pessoas com 65 anos ou mais corresponderão a 25,5% da população em 2060. Em 2018, tal faixa etária correspondia a 9,2%.

Com um número cada vez maior de indivíduos na melhor idade e dispostos a se manterem ativos, a tendência é que aumente mais ainda o número de idosos no ensino superior. Isso seria excelente para o país, pois segundo dados do MEC, apenas 11% dos brasileiros entre 55 e 64 anos possuem curso superior. O número é baixo se comparado aos Estados Unidos, onde 40% das pessoas nessa faixa etária já possuem diploma.