Notícias

OAB: Dicas para uma prova de sucesso

Publicado em 23/02/2021

Todo  operador de Direito precisa passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para atuar na advocacia. A prova permite que ele obtenha a carteira da ordem e possa trabalhar na área.

O exame é dividido em duas etapas. A 1ª é objetiva e conta com 80 questões de múltipla escolha. Já a 2ª fase refere-se à elaboração de uma peça profissional e quatro questões discursivas. A redação pode envolver qualquer área do Direito Processual, escolhido pelo candidato no ato da inscrição.

Helen Rose, professora do curso de Direito da UNIALFA explica que é importante que o aluno leia o edital e fique atento aos materiais de consulta permitidos durante a prova. Ela reforça ainda a importância de estudar o Vade Mecum. "Ele se torna um grande aliado na 2ª fase do exame. Por isso, é essencial que os participantes, saibam manuseá-lo para identificar rapidamente os artigos relacionados a prova"

Márcia Borges é aluna do 9ª período de Direito da UNIALFA e vai prestar a prova da OAB pela primeira vez. Empolgada, a jovem diz que tem o objetivo de finalizar o curso com a carteira da OAB em mãos. Para isso ela tem estudado diariamente. "Minhas expectativas são boas, tenho professores que se dispõem a ajudar no que for preciso".

Para realizar as provas é necessário que o participante tenha um cronograma de estudos contínuo. Assistir vídeos aulas, criar o hábito de leitura, refazer as provas anteriores, e fazer revisão semanal de conteúdos podem auxiliar no processo de aprendizagem.

O professor do curso de Direito da UNIALFA, Thiago Cardoso orienta aos candidatos a lidar com o psicológico."A inteligência emocional é primordial para a aprovação. É essencial manter a calma e tranquilidade".

Alimentação equilibrada, prática de atividades físicas são recomendadas para o controle da ansiedade. O candidato deve ter sono regular e comparecer com antecedência ao local de prova.  

Stéphany Guimarães é egressa da UNIALFA e passou de primeira na OAB. A jovem conta que conciliou seus estudos e com o estágio. Ela agradece a instituição pelos conhecimentos adquiridos."Os professores sempre me ajudaram com materiais e aulas focadas na OAB".

Neste ano, a primeira fase da OAB será realizada no dia 07 de março e a segunda está programada para 02 de maio. Os candidatos que farão as provas devem portar documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta, em material transparente.

Conheça o curso de Direito da UNIALFA