Notícias

O papel do pedagogo no mundo empresarial

Publicado em 05/09/2019

* Edna Maria de Jesus

As profundas mudanças societárias: culturais, econômicas, educacionais, sociais, dentre outras, geram reflexões e debates intensos em todos os âmbitos e exigem que os profissionais estejam capacitados para exercerem várias funções com excelência.

No caso da empresa, as múltiplas atividades diárias, podem acarretar o acúmulo de afazeres no decorrer dos dias, pois embora cada um desenvolva suas atividades buscando rendimento para a organização, às vezes, alguns resultados negativos podem acontecer com essa prática, devido ao estresse, a individualidade e a falta de comunicação entre os colaboradores.

Esse contexto faz emergir a necessidade da Pedagogia Empresarial. Mas, por que e quais os benefícios de se manter um pedagogo na empresa? Vislumbra-se que esse profissional atue na área de Recursos Humanos, em situações práticas, que envolvam o processo de aprendizagem, com o objetivo de elaborar planos de capacitação, mediante atividades, cursos, palestras, dentre outros, para colaboradores. Objetivando promover resultados mais eficientes e eficazes, tanto pessoal quanto intelectual. Além disso, visa propiciar a esse público um novo olhar para reformular conceitos; desenvolver a criatividade, criticidade, autonomia, o trabalho em equipe, dentre outras perspectivas.

Essas ações podem gerar efeitos nas empresas, como a redução da rotatividade de profissionais, uma vez que não haverá necessidade de buscar de outra pessoa para exercer determinada função. Verifica-se a importância de manter o colaborador capacitado na empresa e a oportunidade de qualificá-lo ainda mais, bem como a possibilidade dele se destacar no mercado, devido aos resultados positivos alcançados.

Assim, levanta-se a seguinte questão: qual é o papel do pedagogo empresarial? Ao pedagogo se abre um leque de oportunidades de atuação em espaços escolares e não-escolares sempre com a preocupação de educar o indivíduo para a formação integral. Com esse propósito o pedagogo é contratado nas empresas, pois ele possui compreensão, visão, sensibilidade para identificar as áreas com mais dificuldades e que necessitam de atenção especial.

Nesse sentido, independente do setor, faixa etária ou local de atuação esse pedagogo vai desenvolver um trabalho humanizado para a formação integral do seu público-alvo. Agindo com responsabilidade, dignidade e sensibilidade para o crescimento de todos.        

Edna Maria de Jesus - É doutora em Educação. Atua como professora de Libras no SME de Goiânia, no Atendimento Educacional Hospitalar/Domiciliar na Seduce-GO e no Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA).