Notícias

O agronegócio em Goiás

Publicado em 31/08/2020

Segundo pesquisa realizada pela Tendências Consultoria Integrada, publicada no Estadão, somente cinco Estados brasileiros devem encerrar 2021 com o Produto Interno Bruto (PIB) maior que o nível pré-pandemia do coronavírus. Goiás é um deles!

A projeção positiva se deve, segundo a consultoria, ao otimismo em torno do preço das commodities agrícolas e minerais. O crescimento, em Goiás, é previsto para 0,5% em 2021, se comparado com o resultado de 2019 - que teve o PIB de R$ 191,899 bi (IBGE). Economista da Tendências, Lucas Assis afirma que o Estado será beneficiado por sua estrutura produtiva de região, pouco sensível à dinâmica nacional, assim como Mato Grosso (vai crescer 1,4%, neste mesmo período).

Os três Estados que também terão crescimento são: Mato Grosso do Sul (2,7%), Pará (1,5%) e Rio de Janeiro (0,5%).

Economista

Para o economista e coordenador do Centro de Pesquisa de Mestrado da UNIALFA, Aurélio Troncoso, a previsão de 0,5% do PIB goiano é o mínimo. A expectativa é de quase 2%, na visão do acadêmico.

Aurélio afirma que Goiás tem praticamente todo setor industrial voltado para alimentos e bebidas, que dependem do agronegócio.  "A agroindústria praticamente não parou e o agronegócio não parou, mesmo - não só em Goiás, mas no Brasil. Inclusive, teve um aumento no PIB, este ano, de 12% para 22% [desse segmento]. Alimentos e bebidas são essenciais e tudo relacionado, continuou, mesmo com a pandemia".

Ele afirma, ainda, que Goiás é um dos maiores produtores de soja, milho e carne no país. "E estes são os maiores responsáveis pelo nosso PIB." A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) confirma a informação.

Fonte: Portal Mais Goiás