Notícias

"Índice de Progresso Social" para a melhoria das cidades

Publicado em 06/11/2019

O projeto de pesquisa "Índice de Progresso Social - ISP" do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UNIALFA foi apresentado ao vice-governador de Goiás, Lioncoln Tejota no último mês. Na ocasião estavam presentes o coordenador do mestrado Marcelo Ladvocat e a professora Cintia Godoi.  

Por Amanda Costa 

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional da UNIALFA permite o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a soluções aplicáveis em âmbito público ou privado para apoiar o crescimento econômico, o desenvolvimento socioeconômico e, claro, o regional. 

Segundo o coordenador Marcelo Ladvocat, o vice-governador foi muito receptivo e ficou empenhado em apoiar o projeto. "Ao desenvolvermos os indicadores de progresso social por municípios goianos, municiamos o poder público com instrumentos para a tomada de decisão de onde (local) e de que forma (saúde, educação,..., segurança) ele deve investir seus recursos. Dessa forma, ele adquire mais eficiência - faz mais com menos", complementa.

Mestrado

Planejamento Urbano Regional e Demografia representa a área de concentração na Capes. Este campo específico do conhecimento é tratado didaticamente em duas linhas de pesquisa e no conjunto de atividades do curso. A partir delas, são desenvolvidas as atividades de docência e de pesquisa que resultam nas dissertações dos alunos, devidamente orientados por um pesquisador mais experiente.

Portanto, o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional tem uma papel fundamental no desenvolvimento econômico da região. Afinal, tem uma abordagem pragmática de competitividade do Michael Porter Institute da Harvard Business School HBS da qual é Affiliate Faculty no Microeoconomics of Competitiviness - MOC (são mais de 200 universidades do mundo inteiro pesquisando e compartilhando conhecimento na área de competitividade).

De acordo com Ladvocat, esse mestrado "procura identificar e trabalhar todos os aspectos que afetam o desenvolvimento das aglomerações econômicas".