Notícias

Mudanças trazidas pelas mídias digitais à educação

Publicado em 26/11/2020

Por: Rhaissa Silva

Assim como diversos setores da sociedade e da economia, o sistema educacional também sofreu alterações por conta da pandemia provocada pelo coronavírus.  São 1 bilhão e 600 milhões de estudantes e professores, em todo o mundo, que tiveram suas rotinas modificadas pela necessidade do isolamento social e pelo impedimento de frequentar as instituições de educação.

Para alguns, a mudança para o ensino digital foi positiva e de fácil adequação, porém, para os alunos mais carentes faltam computadores, celulares, softwares e Internet de boa qualidade, dentre outras necessidades.

O ensino remoto também tem prejuízos ocasionados a alguns docentes, que tentam administrar problemas relacionados à falta de organização do trabalho e dos turnos. Para os alunos, se tornou necessária uma experiência diferente, que exigiu adaptações no cotidiano da família, para a melhor concentração nos estudos.

É fato que tem ocorrido um grande esforço de todos os professores, para trazer soluções digitais e aproximar ao máximo a qualidade do ensino das aulas presenciais. São estudantes, famílias, docentes e funcionários, que praticam o esforço mútuo em prol da educação remota de qualidade.

Para que o ensino à distância tenha eficiência, é necessário a capacitação prévia de professores, designers instrucionais, desenvolvedores, bibliotecários, entre outros profissionais. A organização das atividades, novas formas de avaliação, somadas à participação colaborativa e menos centrada nas aulas expositivas, contribuem para o aprendizado.

Há um grande desafio na educação como um todo, muitos professores resistiram por anos ao ensino remoto, mas o lado bom da história é que grande parte viu os benefícios e facilidades dessa modalidade de ensino. A sala de aula exposta, característica desse modelo, mostra a todos o conforto e segurança de estudar em casa.

Não há melhor momento para pensarmos no modelo de ensino mais eficiente, do que nesse momento de pandemia atual. O fato é que o modelo de ensino presencial ainda é o que mais atende aos anseios dos alunos. O modelo de ensino permite a interação mais rápida e facilitada com os professores, além da convivência com outros alunos, atividades extracurriculares, eventos, projetos e apoio mútuo dos estudantes.

Essa tela entre todos nós, obrigatoriamente adotada enquanto trabalhamos, estudamos e ensinamos, pode ser vista com mais confiança e como um instrumento necessário para superarmos esse período de crise. Apesar de digital, ela torna o contato das pessoas mais acessível e humano, além de nos trazer experiências novas, todas elas fundamentais para o nosso crescimento nesse período de crise.