Notícias

Mecânica Automotiva

Publicado em 27/07/2020

Por Amanda Costa

Imagine ficar com o seu carro enguiçado na rua por falta de reparos simples. Para que isso não aconteça, é importante buscar pelo menos as noções básicas sobre os sistemas que compõem a mecânica automotiva. Até mesmo porque alguns problemas são tão simples e que podem ser resolvidos. Claro que existem outros casos, que é preciso levar o carro para a oficina. Porém, tendo um conhecimento básico sobre as peças do carro e sobre quais são os principais problemas é possível acompanhar melhor os serviços prestados pelos mecânicos.

A bateria acumula eletricidade e é a fonte de energia que o seu carro utiliza. Quando você vira a chave de ignição, a bateria libera energia para a bobina, o distribuidor, a bomba combustível e o motor de partida. Falando em motor é ele que transforma energia térmica (queima de combustível) em energia mecânica (movimento do veículo) esse foi um pouco do bate-papo que os acadêmicos tiveram com dezenas de proprietários de veículos.

A Fabiana, professora da UNIALFA, foi uma delas e disse que como educadora é muito gratificante ver como os alunos estavam tão bem preparados. "Eles utilizaram de uma linguagem muito simples, que as vezes para mulheres é difícil mas ficou tudo bem claro. Agora temos pelo menos uma noção para levarmos o carro ao mecânico", afirma.

O acadêmico do curso de Direito, Leandro complementou "o curso foi extremamente interessante tanto na parte teórica demonstrando novidades que nem todos os proprietários conheciam. Na parte prática evidenciou tudo que foi mostrado no curso".

O objetivo dos alunos de Engenharia Mecânica foi demonstrar componentes reais, aliando a teoria com a prática para apresentarem os sistemas que compõem um carro, o seu princípio de funcionamento, as características e o que as pessoas precisam saber na hora de manter a sua manutenção em dia.

O "1º Workshop de Mecânica Automotiva" aconteceu no último Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UNIALFA.