Notícias

Liga do Direito promete surpresas

Publicado em 07/10/2019

O evento mais esperado pelos alunos de Direito da UNIALFA vai tratar de "Fraternidade e Políticas Públicas", nesta edição. A 4ª Liga do Direito vai acontecer nessa terça-feira, (08/10) a partir 19h no auditório Maria Dilda Alves - unidade Perimetral do Centro Universitário Alves Faria. O objetivo é oportunizar ao público uma nova visão do tema proposto de forma lúdica e reflexiva. O evento é aberto ao público e o ingresso é 1 kg de alimento não perecível. As doações serão feitas para a Vila São Cottolengo.

Por Amanda Costa

Para contribuir com a formação crítica, o pensamento reflexivo e a compreensão do que é "Fraternidade e Políticas Públicas" de forma interdisciplinar, os professores do curso de Direito da UNIALFA se transformarão. Muitos deles virão de super heróis, monstros e tantas outras fantasias. Tudo isso para gerarem humor, alegria e, especialmente, entendimento de assuntos jurídicos com descontração.

Essa 4º edição promete surpresas como foi a do ano passado, em que os docentes rasparam a cabeça como símbolo de apoio aos pacientes com câncer. "Esse ano não será diferente, mas não posso falar agora o que irá acontecer", afirma o professor Anderson Brasil.

Os professores participam de forma voluntária e explanam sobre o tema por 7 minutos cada um. A abordagem é sempre feita com o viés da disciplina que ele ministra. É uma aula show em que os alunos nem percebem o tempo passar. Ou seja, por mais que haja brincadeiras e risadas é preciso ressaltar que há conteúdo do começo ao fim.

O professor Anderson Brasil afirma que "É bom explicar usando interdisciplinaridade, relacionando com outros ramos, usando personagens e trazendo fatos para dentro da sala de aula. O melhor disso tudo é que os alunos ficam impressionados".

Segundo Anderson, no início alguns professores até têm resistência em se fantasiarem. Porém ao final, quando percebem a alegria dos alunos e o quanto eles compreenderam o assunto todos afirmam ter valido a pena.

"Desde que eu entrei no curso eu vejo falar da Liga do Direito e a forma como os professores abordam os temas propostos. É uma maneira de desburocratizar o Direito. Estou super entusiasmada e louca para conhecer a Liga", afirma a acadêmica do 2º período Carita Carlos da Silveira.

Como tudo começou?

"Participei de três edições já, ou seja todas. É maravilhoso! Pois, percebe-se que o professor não é só aquilo que vemos em sala de aula. O cara literalmente se desmonta e se monta de novo para mostrar para o aluno, o que muitas vezes não consegue em sala de aula. A gente sai super reflexivo e conhecendo algo que na sala a gente não prestaria atenção", diz a aluna do 7º período Jaqueline da Costa Paixão.

A ideia da Liga do Direito surgiu com a necessidade do curso de criar um evento para chamar mais a atenção dos alunos. Os professores fantasiados dariam aulas de forma lúdica, por meio de metodologias ativas. O que os idealizadores não imaginavam era que a Liga do Direito iria fazer tanto sucesso com os alunos.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS!