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Líderes devem promover a marca empregadora

Publicado em 12/03/2020

*Camila Paiva

Quantas vezes você, gestor, ao selecionar um currículo ou tomar a decisão de contratar alguém para a sua equipe, levou em consideração as empresas que esse candidato trabalhou? Isso mesmo, a reputação de uma marca está diretamente relacionada às decisões corporativas. Certamente, por vezes, você considerou que candidatos de uma empresa específica poderiam se destacar mais que candidatos de outras empresas. Um líder pode contratar ou não um profissional para a sua equipe por ponderar a reputação da marca que ele representa ou esteve, assim como este mesmo profissional pode ou não querer fazer parte da equipe deste líder pelo mesmo motivo.

A reputação de uma empresa é (des) construída através de percepções compartilhadas dos públicos que se relacionam com a marca, sejam colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros, concorrentes, candidatos à processos seletivos e outros. A reputação é ainda influenciada pela identidade corporativa, composta pela forma como a empresa se apresenta para o mercado, seu nome, seus símbolos, além do (re) conhecimento desta marca pelo mercado. Na era digital gerir a reputação das empresas, torna-se ainda mais desafiador visto que as percepções ganharam visibilidade e ágil alcance nas mídias sociais, seja pelo compartilhamento da experiência negativa de uma pessoa que influencia várias outras, seja pelo posicionamento da própria marca e ainda por outros motivos como a "fake news".

Este cenário impõe às empresas a necessidade de definir estratégias voltadas para o employer branding, ou seja, ações que impactem significativamente e positivamente a marca empregadora, e indiscutivelmente, a liderança possui um papel muito relevante para a efetividade dessas iniciativas. Mas antes de falarmos sobre as oportunidades da liderança nesse processo, te convido a compreender um pouco mais sobre o conceito de marca empregadora. Employer branding trata-se de uma função de marketing institucional que contempla ações internas e externas para aperfeiçoar a imagem da empresa no mercado, maximizando a percepção nas pessoas de valor da marca.

As informações, relatos, publicações ou notícias contribuem diretamente para o valor da marca empregadora de uma organização. E por isso as empresas têm deixado de focar na valorização da marca pensando apenas no consumidor, muitas já estão direcionando esse investimento para o próprio colaborador, já que quando ele acredita no negócio e vivencia experiências positivas e significativas ele se identifica mais com a marca e se compromete fortemente com ela. Não é difícil imaginar a importância do gestor nesse contexto, não é mesmo? Todo gestor ao gerir a si mesmo, suas equipes e o negócio direta ou indiretamente, bem ou mal, faz a gestão da marca empregadora.

Como líder; fortaleça positivamente a marca empregadora:

  • Identifique como seu time percebe a empresa: monitore o clima do seu setor;
  • Reconheça os comportamentos alinhados com os valores da empresa e não tolere comportamentos desalinhados com a cultura, que geram impacto negativo para o negócio e para as pessoas;
  • Seja um canal estratégico de comunicação da organização. Tenha atenção com as mensagens que transmite. Utilize canais de comunicação de maneira efetiva, criativa e atrativa em suas interações;
  • Estabeleça uma relação de confiança com seu liderado, fornecedores, clientes, prestadores de serviços e até mesmo com os seus concorrentes;
  • Amplie sua percepção sobre como os diferentes públicos enxergam a sua empresa, conversando com diferentes pessoas e consultando periodicamente sites que possibilitam a avaliação da marca;
  • Esteja preparado para se posicionar nas redes, e oriente a equipe sobre como se posicionar diante de situações adversas;
  • Atraia colaboradores e clientes encantando-os e estimulando todos da sua equipe a encantá-los;
  • Invista na sua capacitação, esteja preparado para lidar com o imprevisível.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Michael Page, com mais de 4.500 candidatos, há três fatores extremamente importantes na hora de um profissional escolher seu empregador: as atividades realizadas no trabalho, a remuneração e a reputação da organização. Ao investirem no employer branding, os líderes estão contribuindo diretamente para a própria gestão, já que ao promover positivamente a marca empregadora se atrai e retém mais facilmente talentos, promovendo para esta a liderança, sua equipe e sua organização benefícios como: contratação dos melhores talentos, aumento da inovação, redução do turnover, gestão do conhecimento, redução de índices de estresse e ansiedade, além de qualidade de vida.

Camila Paiva - É especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Gestão Empresarial. É professora do MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 4.0. 

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