Notícias

Jornada Internacional de Educação conta com palestrantes nacionais e internacionais

Publicado em 28/05/2021

A I Jornada Internacional de Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade será realizada nos dias 12 e 14 de junho. Com organização do curso de Pedagogia e do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UNIALFA, ela tem por objetivo debater temas atuais referentes a educação, sustentabilidade e meio ambiente.

A jornada conta com palestrantes nacionais e internacionais do Chile, México, Estados Unidos, Moçambique e várias regiões do Brasil, com o foco em debater políticas de sustentabilidade e as interferências da educação no meio ambiente. Para a coordenadora de Pedagogia e professora de Mestrado em Desenvolvimento Regional, e uma das organizadoras do evento, Hérica Landi, a jornada contribuirá para uma formação teórico-prática para alunos da graduação e do mestrado. Ela afirma ainda que as reflexões desenvolvidas por profissionais de longa trajetória acadêmica e profissional não só do Brasil, mas também de outros países do mundo, estão sintonizadas com demandas atuais da sociedade

Já o doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e também organizador da jornada, Nilo Leal Sander considera este evento fundamental para trazer luz aos estudantes. "Vamos debater temas corriqueiros e é claro, mostrar o poder que a educação tem em agir, pensar e fazer. Ele ressalta ainda que os pesquisadores ajudarão no processo de mudança, contribuindo para o desenvolvimento mais sustentável. "

Sobre a programação, Nilo destaca que a missão da jornada é trazer temas atuais e demonstrar como a educação e meio ambiente estão interligados.

A professora, Valéria Marques será umas das palestrantes e irá debater sobre o tema "Inclusión en la educación: pasos hacia la construccón de una sociedad más equitativa". Para ela, este momento será uma oportunidade de uma rede de diálogo e aprofundamento de conhecimentos sobre a educação inclusiva.  "Essa iniciativa da UNIALFA merece reconhecimento. Os futuros pedagogos terão oportunidade de ter uma aprendizagem mais dialógica e reflexiva, além de conhecer realidades profissionais do mundo inteiro."Ela diz ainda, que o pensamento crítico é fundamental para a formação profissional.

A jornada é motivo de expectativa para Patrícia de Queiroz, aluna do 7ª período de Pedagogia da UNIALFA. Ela diz que este evento será importante para aprender novos métodos, ter o conhecimento aprofundado sobre a profissão, além de novas perspectivas sobre temas relacionados a educação. "Será importante para compreender que as práticas pedagógicas podem variar de acordo com cada lugar."Já para a estudante de Pedagogia Isadora Linhares, a iniciativa da UNIALFA valoriza o pedagogo. "Essas atividades tiram essa visão engessada da pedagogia somente na sala de aula."

Confira a programação:

12/06 | Lançamento de livro (10h)
Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
Organizadores: Felipe da Costa Brasil e Ana Alice de Carli
Editora: Multifoco

12/06 | Palestra (13h)
Formação docente em metodologias de ensino para uma educação inovadora e competitiva

12/06 | Palestra (13h40)
Qualidade do Ensino Superior e Desenvolvimento Sustentável: experiências e perspectivas moçambicanas

12/06 | Palestra (14h20)
A Política Nacional de Resíduos Sólidos e os desafios do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº12 da ONU para a gestão pública e privada no Brasil

12/06 | Palestra (15h)
Sostenibilidad: sus alcances y limitaciones

14/06 | Mesa redonda (19h)
Inclusión en la educación: pasos hacia la construccón de una sociedad más equitativa

Os interessados em participar podem acessar o site e realizar a inscrição.