Notícias

Jerônimo Rodrigues, pioneiro do rádio em Goiás, participa de aula especial de Radiojornalismo na UNIALFA

Publicado em 06/05/2022

A turma de Radiojornalismo II do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA recebeu nesta quinta-feira (5) o radialista e empresário da comunicação Jerônimo Rodrigues da Silva, o Jerominho. Convidado pela Jornalista e Professora Amanda Costa para uma aula no Estúdio de Rádio da instituição, ele não só conversou sobre o início de carreira, como transmitiu conhecimento por meio das experiências narradas. 

"Querendo ou não, somos professores de quem está nos ouvindo", disse Jerônimo, que aliás, passou a ser Jerominho para que não fosse confundido com seu patrão, na época o senador Jerônymo Coimbra Bueno. Quando trabalhava na Rádio Brasil Central, e atendia os telefonemas, era uma verdadeira confusão no momento de se apresentar com seu primeiro nome. Sendo assim, por sugestão do chefe, foi batizado Jerominho.

Além das passagens por importantes rádios goianas, o convidado também foi apresentador do Telejornal Brasil Central. Mas sua maior dedicação sempre foi o Radiojornalismo, tanto que hoje, aos 83 anos de idade, administra emissoras de rádio e segue no ramo empresarial. Jerominho começou cedo, tinha 14 anos e muita curiosidade, é uma história que serve como exercício de estudo para estudantes de hoje e profissionais de amanhã.

Quanto às dificuldades que os profissionais da área enfrentaram, o surgimento da televisão e a queda do rádio, tudo foi discutido de maneira descontraída. Acompanhadas pelo bom humor, foram ensinadas técnicas para melhorar pronúncia e evitar erros comuns, da mesma forma que a importância da curiosidade foi reforçada. "Não há necessidade de ser mais inteligente, apenas menos burro", explicou o radialista. 

Ouvir os relatos de uma figura que vivenciou eventos históricos na imprensa, assim como situações e técnicas que foram vistas em diferentes disciplinas do curso de Jornalismo, é uma imersão necessária. Para a estudante Lorayne Castro, a apresentação de Jerominho foi uma aula para a vida. "É o saber, que independente de qual patamar você esteja, deve sempre ser crítico com você mesmo e dar o seu melhor. O mundo pode estar um caos, mas a paz sempre vence os maiores desafios", disse a aluna. 

Autor: Gilvan Filho - Monitor da Agência Experimental de Comunicação Baru