Notícias

I Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Cultura Organizacional: narrativas dialógicas emancipatórias

Publicado em 09/03/2022

No dia 11 de março, sexta, das 15h às 17h, ocorrerá o primeiro encontro nacional do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Cultura Organizacional na contemporaneidade: narrativas dialógicas emancipatórias, uma reunião para membros efetivos e convidados, com intuito da co-construção do Plano de Ação de 2022.

Este grupo iniciou suas atividades em 2020 com intuito de favorecer o desenvolvimento humano e organizacional em sintonia com o bem-estar, saúde, segurança e qualidade de vida. Ele é composto por pesquisadores nacionais e estrangeiros sob liderança das Profas Dras Valéria Marques de Oliveira (UFRRJ) e Hérica Landi de Brito (UNIALFA).

Suas três linhas de pesquisa voltam-se para: 1) aprendizagem e cultura organizacional e gestão do conhecimento, 2) cultura organizacional e gestão de pessoal, e 3) saúde e segurança e gestão de riscos psicossociais. Parte-se do impacto do avanço tecnológico das informações e comunicação, tais como o ensino híbrido associado à metodologia ativa aplicado à aprendizagem na formação e/ou aprimoramento profissional.

Como um centro de referência teórico-metodológica transdisciplinar na área de Psicologia Organizacional busca contribuir com a produção e inovação científica com destaque para o diálogo entre academia e empresas. No ano corrente, coparticipou da criação do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisadores em Psicologia: Intervenções psicossociais, emancipação e saúde em contextos organizacionais. 


No dia 12 de março, sábado, das 8h às 9h, o grupo de pesquisa será representado pela prof.ª Dra. Valéria Marques de Oliveira, Prof.ª Ma. Edneusa Lima Silva e Prof.º Ms. Marcus Vinicius Barbosa na Mesa Redonda: Subjetividade e Novas Tecnologias: desdobramentos da Educação 4.0 na Cultura Organizacional.

Os trabalhos abordarão como a tecnologia e a subjetividade podem se influenciar mútua e positivamente. O avanço da tecnologia digital e da tecnologia social quando baseados na ética e justiça social, respeitam a criatividade, a diversidade e a autonomia humana. A Educação 4.0 valoriza a humanidade, a capacidade de aprender a aprender e reconhece os benefícios na articulação entre a tradição e a inovação.