Notícias

História LGBT será tema de palestra organizada pelo Direito do UNIALFA

Publicado em 09/05/2019

Evento terá a presença do historiador e professor Rhanielly Nascimento, que irá discutir como os padrões de gênero contribuem para reforçar o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais

Crédito: Vitor Costa (Baru - Agência Experimental de Comunicação)

O curso de Direito do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), em parceria com o Grupo de Estudos sobre História dos Direitos da Mulher e de Gênero (GEHDIMG), promove, no próximo dia 11 de maio, a palestra: "História dos LGBTS no Brasil: Corpos Subversivos". O evento será realizado no auditório do Bloco D, na Unidade Perimetral, a partir das 9 horas, e contará com a presença do historiador da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rhanielly Nascimento.

O palestrante é graduado em história pela mesma instituição e também pesquisador do grupo DIALOGUS, com atuação na área sobre a história das homossexualidades masculinas no Brasil, com ênfase no período do regime militar. Além disso, Rhanielly é um dos fundadores do coletivo Estrela Fortuna, que foi o primeiro coletivo LGBT (termo referente à identificação de toda ação conjunta desenvolvida por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) na UFG na cidade de Catalão.

Segundo a vice-coordenadora do GEHDIMG, Anne Caroline Fernandes, o encontro será uma oportunidade de os estudantes aprenderem mais sobre como os mecanismos de controle social contribuíram para que o movimento LGBT fosse discriminado ao longo da história das sociedades no Brasil e no mundo. "O objetivo da palestra é permitir que os estudantes compreendam como a homossexualidade historicamente foi compreendida nas constituições brasileiras, além de como essa disciplinarização destes corpos contribuiu para a criminalização da lgbtfobia."

A lgbtfobia, citada pela professora, se refere a todo e qualquer tipo de ódio e discriminação contra a população LGBT. A discussão engloba um cenário nacional no qual, de acordo com dados do relatório divulgado em 2018 pela organização não-governamental (ONG) Grupo Gay Bahia, a cada vinte horas, um LGBT morre no Brasil. O documento indica que houve um aumento de 30% neste tipo de crime em comparação ao ano de 2016, quando foram registradas 342 mortes.

Inscrições

Para se inscrever, alunos e também comunidade externa, basta colocar o nome em uma lista que está disponível no Núcleo de Práticas Jurídicas do UNIALFA, localizado na Unidade Perimetral. A participação na palestra valerá horas complementares.

SERVIÇO

Palestra: História dos LGBTS no Brasil: Corpos Subversivos
Quando: 11 de Maio, das 9 às 12 horas
Local: Auditório Bloco D - Unidade Perimetral
Inscrições e mais informações: Núcleo de Práticas Jurídicas - (62) 3272-5111