Notícias

Heitor Villa-Lobos é apresentado ao público no Dia Nacional da Música Clássica

Publicado em 28/02/2020

A UNIALFA em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás farão uma homenagem ao maior compositor erudito brasileiro na próxima quinta-feira (05/03), a partir das 20h. O evento comemorativo ao Dia Nacional da Música Clássica vai ocorrer no auditório Maria Dilda Alves - unidade Perimetral. Para participar, basta fazer a sua inscrição AQUI e no dia do evento doar 1 kg de alimento não perecível ou 1 livro literário. As doações serão destinadas para instituições filantrópicas.

Por Amanda Costa

Você sabia que dia 5 de Março comemoramos o Dia da Música Clássica? Então, essa data não foi escolhida por acaso. É que nesse dia, nasceu um dos maiores compositores da história, o brasileiro Heitor Villa-Lobos, nascido no Rio de Janeiro de 1887. Ele é a grande referência do nosso país no que tange a música no cenário mundial. Obras como "Bachianas brasileiras" e "Trenzinho Caipira" serão evidenciadas pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros e o Coral UNIALFA, nesse dia.

O regente geral da Banda de Música do Corpo de Bombeiros de Goiás, o Major Fonseca explica que "Bachianas brasileiras" é uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos escrita em 1922. Nesse conjunto, escrito para diversas formações, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo.

"São trechos famosos de Bachianas a Tocata (O Trenzinho Caipira), quarto movimento das n° 2; a Ária (Cantilena), que abre as de n° 5; o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho), ambos nas n° 4", explica como será a apresentação para essa data comemorativa na UNIALFA.

O regente disse ainda que a expectativa de uma apresentação musical na UNIALFA traz grande satisfação. "Ficamos lisonjeados ao sabermos que estamos no palco de uma das melhores instituições de ensino superior de nosso Estado de Goiás", complementa.

Heitor Villa-Lobos

Filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, foi desde cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo médico. No entanto, Raul Villa-Lobos, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical e adaptou uma viola para que o pequeno Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo.

Aos 12 anos, órfão de pai, Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes. Paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e, neste contexto, desenvolveu-se também no violão.

Em 1922, Villa-Lobos participou da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte, embarcou para a Europa, deu sequência aos estudos, pesquisas e aperfeiçoamento na arte de escrever (buscando assim, referências para afinar ainda mais seu belíssimo trabalho como compositor), regressando ao Brasil em 1924.

Maestro multiinstrumentista e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos deixou o maior legado erudito brasileiro na música. Sua obra foi por muito tempo incompreendida por sua pátria amada, porém seu sucesso internacional foi notável. Suas composições são modernas e originais inspiradas em toda cultura regional e folclórica do Brasil. Músicas mais conhecidas são as Bachianas Brasileiras nº5 e nº4 e o famoso Trenzinho Caipira.

SERVIÇO - Dia Nacional da Música Clássica -

Quando: 05 de março;

Horário: 20h;

Onde: auditório Maria Dilda Alves;

Local: unidade Perimetral da UNIALFA;

Endereço: Av. Perimetral Norte, nº 4.129 - Vila João Vaz;

Entrada: 1 kg de alimento não perecível ou 1 livro literário.