Notícias

Há engenheiro de produção fora da área industrial?

Publicado em 15/07/2020

"Produzir é mais que simplesmente utilizar conhecimento científico e tecnológico. É necessário integrar fatores de natureza diversas, atentando para critérios de qualidade, eficiência e custos". (Arineia Assis)

Por Amanda Costa

Antes de falarmos sobre mercado de trabalho para os engenheiros de produção, vamos entender o que é Engenharia de Produção. Ela trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais. Essa engenharia tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais. Como ainda aos princípios e métodos de análise da engenharia de projeto para especificar, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.

Além de atuar na produção de um bem, o engenheiro de produção pode atuar na produção de um serviço. Está muito claro a oferta de emprego para esse profissional nas fábricas. Mas, ele também pode atuar na prestação de serviços como: consultorias, bancos, concessionárias e shopping. Nas universidades ele não atua somente em sala de aula, e sim do ponto de vista de estratégias para uma melhor qualidade dos serviços prestados.   

"Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia", explica a professora de Engenharia de Produção da UNIALFA, Arineia Assis.

A professora falou ainda que tem visto uma crescente demanda por esse profissional no mercado de trabalho não somente no sudeste do país. "Pois ele reúne muitas competências que o mercado busca. Afinal, o tempo todo o engenheiro de produção busca reduzir custo para conseguir sobreviver e conseguir obter os lucros e isso é um dos principais motivos de atuação desse profissional", completa.

Segundo Arineia, com a indústria 4.0 e a parte tecnológica exige que os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção busquem atualizações constantemente. Então, mãos à obra e bons estudos!

FAÇA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA UNIALFA