Notícias

Goiânia terá parque projetado por alunos da UNIALFA

Publicado em 11/12/2019

Moradores do Conjunto Vera Cruz, do município de Goiânia, serão beneficiados com um parque projetado por alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNIALFA. O projeto já foi aprovado pelo prefeito Iris Rezende e a expectativa é que a primeira etapa das obras comece em 2020.

Por Amanda Costa

Os acadêmicos do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, Gabriel Henrique da Silva, Elaine Rodrigues e Thatyanne Ribeiro trabalharam juntos para realizarem o desejo de mais de 40 mil moradores da região oeste de Goiânia. População essa que precisa se deslocar para bairros vizinhos a mais de 5 quilômetros para um simples passeio. Atividades físicas como uma caminhada, por exemplo, precisam ser feitas disputando espaço com carros nas ruas do bairro.

O estudante Gabriel também reside na região. Convivendo de perto com todas essas dificuldades ele quis fazer algo concreto para a resolução dos problemas locais e mergulhou nos estudos sobre parques urbanos. Logo foi procurado por um dos líderes da população, Rodrigo Prado, que já vinha desenvolvendo a ideia há 6 meses. Gabriel chamou mais duas colegas de faculdade. Elas abraçaram a causa juntamente com o professor Carlos Henrique Ribeiro e todos unidos passaram a dar forma a um sonho coletivo.  

Primeiro se reuniram com a AMMA - Agência Municipal do Meio Ambiente para apresentarem um esboço de projeto. Depois, fizeram uma ação de revitalização do terreno retirando lixo e entulho. O intuito foi o de conscientização da população para que todos ali também façam a sua parte para a preservação ambiental. Na ocasião, mais de 100 sacos grandes de lixo foram retirados do local.

O professor Carlos Henrique Ribeiro diz sentir orgulho desses alunos. Para ele, muito mais que competentes, eles têm vontade de fazer diferente e oportunizar o bem-estar para esses moradores do Vera Cruz.  "Não é só mais um trabalho acadêmico. É um projeto concreto que tem todas as perspectivas para ser realizado dentro de um prazo e de um conceito que eles desenvolveram. Então, ele vai ser palpável. Estar acompanhando esse projeto de perto é muito gratificante".  

Líderes da causa

A necessidade de um parque no Conjunto Vera Cruz é evidente, mas quem arregaçou as mangas e liderou a ação em prol do projeto foram Rodrigo Prado e Gabriel Henrique.

"Nós ficamos muito satisfeitos com os alunos e o professor da UNIALFA.  O Gabriel também mora no local e sente a necessidade dessa construção do parque. Eles estão colocando na prática aquilo que aprenderam", afirma o morador Rodrigo Prado.

Gabriel Henrique diz ter-se transformado em um cidadão melhor. "Todo o conhecimento que adquiri durante esse tempo, realmente pode modificar a vida de alguém. E, mudar a realidade daquela região. Esse projeto mudou muito a minha visão. Afinal, eu não faço só um curso, mas um curso que transforma a vida das pessoas", diz emocionado.

CONFIRA  AS FOTOS!