Notícias

Fake News é tema de palestra no CEPE

Publicado em 22/10/2019

O diretor de Jornalismo da TV Serra Dourada, Jordevá Rosa esteve no 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UNIALFA. "Das fake news à viralização: como a informação pode ser manipulada" foi a palestra abordada pelo profissional com os alunos do curso de Jornalismo da instituição.  

Por Amanda Costa

"Notícias Falsas" é o significado de fake news. Ou seja, informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente, através das redes sociais. Isso sem dúvida é um problema para o jornalismo e para a sociedade como um todo.

"Esse tema é fundamental, primeiro porque nós trabalhamos com a verdade. O jornalista ele trabalha essencialmente com a notícia checada, revisada e com qualidade. Quando nos dispomos em falar sobre fake news estamos prestando um serviço pra nós e pra sociedade", afirma Jordevá Rosa.

Após, várias pesquisas sobre o assunto o palestrante veio com o intuito de orientar os futuros jornalistas de como observar as falhas e as inverdades no conteúdo. "Primeira coisa que esses acadêmicos precisam fazer é estarem informados. Até mesmo porque a informação traz o poder de decisão em apontar se aquela notícia é verdadeira ou não. Acima de tudo isso está a investigação. O primeiro passo é duvide, duvide, duvide e duvide de novo!"

O aluno do 6º período de Direito estava presente na palestra por se interessar muito pelo assunto. Segundo ele essas enganações geradas pelas fake news também abrangem a área jurídica, até mesmo porque geram processos por calúnia e difamação. "Esse evento vai me agregar muito, pois só aqui eu consigo obter conhecimentos de outras áreas do Direito", finaliza.