Notícias

Evento do curso de Pedagogia debateu os saberes da educação e a Semana da Arte Moderna

Publicado em 03/06/2022

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA promoveu nesta semana, nos dias 31 de maio e 01 de junho, o evento Desafios Escolares, que teve como objetivo articular um diálogo sobre os saberes da educação e o Centenário da Semana da Arte Moderna. A programação, que contou com mesa redonda, exposição e oficinas pedagógicas, surgiu para fomentar na comunidade acadêmica uma análise crítica da realidade. 

Segundo a coordenadora do curso, Rosimeire Fortuna, a ocasião também teve como objetivo possibilitar que os acadêmicos vivenciem na prática o que é educação. Dessa forma, os estudantes puderam atuar na gestão de um evento, por meio da disciplina Gestão de Projetos II. Tudo voltado para a Semana da Arte Moderna.  

A programação  

No primeiro dia de evento houve uma mesa redonda com o tema "Saberes da educação: um diálogo com o centenário da Semana da Arte Moderna". Durante essa programação os participantes foram acolhidos por meio de uma exposição, com releituras das obras de Tarsila do Amaral, no foyer do Anfiteatro Maria Dilda.  

O dia seguinte foi marcado pela realização de quatro oficinas, sendo: Cores e Formas: Alçando Voos Com Romero Brito, Pintando o Sete, Aprendendo e Brincando: Fazendo Arte e A Arte de Revelar Potências. Esses momentos foram dirigidos e coordenados pelos acadêmicos, como um meio apresentar a parte teórica e prática do que estava sendo trabalhado em sala de aula.  

Organização do evento  

A programação do Desafios Escolares foi efetuada pelos alunos do curso de Pedagogia. Além disso, foi coordenada pela professora Rosimeire Fortuna, orientado pela professora Kátia Borges e ainda organizada pelos docentes Edna Maria, Maciel Antônio e ainda Rosimeire Soares.