Notícias

Estudantes participam de primeira edição do Hackathon

Publicado em 30/06/2019

Os alunos de Administração e Comércio Exterior uniram teoria e prática, para salvar suas empresas em 24 horas

Por: Allice Fernandes e Luana Brito (Baru - Agência Experimental de Comunicação)

Nos dias 14 e 15 de junho, estudantes dos cursos de graduação em Administração e Comércio Exterior do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) promoveram a primeira edição do "Hackathon - 24 horas para salvar sua empresa". O evento reuniu alunos do 1° ao 8° período de ambos os curso e contou com diversas atividades, desenvolvidas nos laboratórios e salas do bloco C da instituição. Segundo a coordenação dos cursos, prof. Maria Regina, o intuito do projeto é contribuir para o desenvolvimento da capacidade analítica dos alunos na resolução de problemas no mundo dos negócios, o quais são exigidos conhecimento teórico e prático.

A palavra "Hackathon" é o resultado da combinação entre os termos hack (programar com expertise) e marathon (maratona). O primeiro evento desse segmento, que se tem notícia, ocorreu em 1999, nos Estados Unidos, e logo se popularizou e se espalhou por diversos países. No início, se limitava à produção de software no desenvolvido tecnológico, mas atualmente está sendo empregado por diversas empresas ao redor do mundo, na criação de alternativas para problemas. Proporcionando um ambiente de inovação, podendo durar de um dia à uma semana.

Luiz Ongaratto, professor do curso de Administração e um dos organizadores da iniciativa, explica que foram formadas 9 equipes - cuja única regra era ter alunos de do 1º ao 8º período compondo-as - com o objetivo de elaborar uma solução para o estudo de caso de uma empresa real com problemas gerais. "Além da proposta de solução, a cada duas horas os participantes tinham que cumprir uma etapa composta de referenciais teóricos e propostas de melhoria de soluções, valendo pontos, consultoria e prêmios" acrescenta.

Ongaratto explica que a competição se parece com uma gincana. "Os jogos vão desenvolver desde a capacidade cognitiva à física, contendo vários tipos de estímulos" explica. E deseja que seja inesquecível para todos os alunos, já que visa identificar a melhor equipe de gestores do Unialfa. O participante do evento e estudante do 7° período de Administração, Matheus Guedes acredita que a experiência foi gratificante. "As dinâmicas utilizadas no Hackathon estimularam a criatividade, espírito de liderança e praticidade, foi um momento para arriscar, errar, fazer de novo e sair com um diferencial", constata.