Notícias

Especialização em Avaliação Psicológica: um curso que forma profissionais para atuarem em diversos contextos

Publicado em 16/03/2022

A Avaliação Psicológica é definida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade. Apesar de profissional formado em Psicologia e com CRP ativo estar autorizado para atuar na área, ele não está, necessariamente, apto para a função, considerando que existem várias habilidades que são desenvolvidas apenas por meio de capacitação.  

Segundo a coordenadora da especialização em Avaliação Psicológica do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA, Wanessa Mesquita, a avaliação é um processo flexível, porém complexo. Dessa forma, envolve toda uma análise que exige do psicólogo um grande preparo técnico, assim como aprofundamento do conhecimento teórico, que vai além do que está presente nos manuais dos testes psicológicos.  

Com esse ponto de vista, a especialização da UNIALFA foi desenvolvida para formar profissionais que atuam em diversos contextos, por meio de uma matriz curricular em sintonia com as demandas do mercado de trabalho.  

Habilidades importantes para atuar na área de Avaliação Psicológica  

De acordo com Wanessa Mesquita, são necessárias algumas competências e habilidades importantes para que o profissional atue na área de Avaliação Psicológica, sendo estas:  

  • Reconhecimento do caráter processual da Avaliação Psicológica; 
  • Conhecimento da legislação referente ao processo de Avaliação Psicológica; 
  • Fundamentos básicos da Psicologia, os quais promoverão capacidade de raciocínio clínico orientado para cada caso, como: Psicologia do desenvolvimento, conhecimentos em inteligências, memória, atenção, emoção; 
  • Conhecimentos em psicopatologia, item que subsidiará a melhor prática na análise e estudo dos sintomas apresentados pelos pacientes; 
  • Conhecimentos em psicometria, visando a melhor prática na análise e estudo de cada paciente considerando suas especificidades e marcadores sociais; 
  • Capacidade para elaborar documentos psicológicos decorrentes da Avaliação Psicológica; 
  • Capacidade de comunicar os resultados do processo avaliativo por meio de entrevista devolutiva clara, concisa e orientada a linguagem, contexto e grau de dificuldade. 

Para tanto, a especialização é fundamental. Dessa forma, o profissional poderá conduzir seus processos avaliativos de maneira científica, seguindo as principais práticas avaliativas.  

Diferenciais da especialização em Avaliação Psicológica da UNIALFA  

Na UNIALFA, os discentes podem contar com professores experientes que atuam em diversos setores da Avaliação Psicológica (organizacional, clínica, hospitalar, jurídica, ambulatorial, do trânsito, entre outras). A especialização ainda:  

  • Incentiva a troca de práticas e experiências; 
  • Possui baixo índice de repetição de professores ao longo da especialização, o que permite ao aluno contato com diferentes profissionais do mercado; 
  • Oferece acesso a casos clínicos de profissionais com anos de experiência na área; 
  • É voltado à capacitação técnica do processo de Avaliação Psicológica.  

Faça sua inscrição  

Não perca a oportunidade de complementar seus estudos em uma instituição que trabalha com metodologias focadas na melhoria de resultados. Pra dar peso ao seu currículo e alavancar sua carreira, faça Pós-Graduação na UNIALFA.    

Inscreva-se na especialização em Avaliação Psicológica. Clique aqui e acesse a página do curso ou converse com a nossa consultora por meio do WhatsApp: (62) 99938-0240.