Notícias

Engenharia Civil é uma área promissora

Publicado em 09/07/2020

Você sabia que Engenharia é também sinônimo de desenvolvimento? Isso mesmo e, especificamente, a voltada para a construção está presente nas metrópoles e até nas cidades mais pequenas do Brasil. Por isso, a valorização e o crescimento de profissionais na área vêm aumentando nos últimos anos.

engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

É um profissional importante quando o assunto é infraestrutura. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Mercado de Trabalho

Muitas construtoras já estão programando novos lançamentos, o que deve elevar a empregabilidade do graduado. Além disso, há setores que são vitais e que necessitam constantemente do profissional. Um deles é a área de saneamento.

Para superar a crise no abastecimento de água nas cidades, obras de grande porte, que demandam profissionais da engenharia civil, precisam ser realizadas. A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros com essa formação. Uma parte desses graduados ainda é absorvida pelo mercado financeiro, atuando em bancos, financeiras e administradoras de fundos.

Confira os seguimentos:  

Construção urbana: projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações: projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais: manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos: projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Infraestrutura e transporte: projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Saneamento: fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Fonte: Guia do Estudante

INVISTA NA SUA CARREIRA PROFISSIONAL. VENHA PARA A UNIALFA!