Notícias

EmpreTED do UNIALFA aborda temática multidisciplinar

Publicado em 15/04/2019

Primeiro dia teve boa aceitação dos alunos com a presença de gestores das áreas de Marketing, Hospitalar, Comércio Exterior e Recursos Humanos

Por: Stefany Lara (Baru - Agência Experimental de Comunicação)

O primeiro dia de palestras do EmpreTED, que foi realizado no dia 8, às 19 horas, no auditório do Bloco C do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), teve como tema central a Administração: Oportunidades e desafios. O evento usou o formato TED, ou seja, foram convidados quatro participantes, que tiveram 15 minutos, cada, para mostrar suas experiências. Após as explanações, os alunos puderam fazer perguntas e participar de sorteios de brindes das empresas parceiras do evento: UNIALFA, Odorata Cosméticos e Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

O aluno do curso de administração e cantor David Martin fez a abertura cultural. A mediação das apresentações ficou a cargo do professor especialista João Filho, que acredita que o formato TED faz com que o aluno visualize melhor os profissionais do mercado e desperte interesse em outras áreas. "Esse modelo favorece a troca de experiência entre alunos e palestrantes", enfatizou o docente.

Especialista em Marketing, o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade Roberto Jimenes falou sobre a inteligência de mercado com enfoque nos colaboradores. Ele recomendou aos futuros administradores que trabalhem o endobranding, que é o fortalecimento da marca dentro da própria empresa para que os funcionários se identifiquem com o propósito e trabalhem motivados.

Já a administradora hospitalar Denise Carvalho esclareceu sobre os desafios da gestão Hospitalar. Ela abordou principalmente a dificuldade de acesso dos administradores à Administração de hospitais. "O maior desafio do profissional dessa área é a cultura dos médicos em serem gestores dos próprios hospitais, mas o mercado está crescendo muito", acrescentou Denise.

Por outro lado, a psicóloga organizacional da ABRH Renata Falco discutiu de quem é a responsabilidade da gestão de carreira, dos funcionários ou das organizações. Ela mostrou que o mercado busca profissionais que tenham iniciativa, comprometimento, empatia e que trabalhem bem em equipe. "As pessoas têm que olhar o todo e entender o mercado e não focar apenas na formação", explicou a psicóloga.

Com outra perspectiva, o professor Leandro Borges trouxe o tema "Comércio exterior em Goiás e a internacionalização de empresas" para o debate. Ele recomendou que alunos que almejam trabalhar em multinacionais aprendam outro idioma e identifiquem setores que oferecem oportunidades. "Os profissionais que trabalham no mercado externo se qualificam melhor e saem mais preparados para o mercado interno", esclareceu Leandro.

Diversidade temática

O aluno do primeiro período do curso de administração de empresas Wesley Carvalho ressaltou que esse modelo de apresentação mostra a diversidade dos participantes. Ele destacou que é algo que faz com que o aluno acabe se identificando com uma área. "Gostei da Renata Falco, que falou de sua experiência de vida, que me ajuda a ter uma nova direção no curso", afirmou o discente.

Organizadora do projeto EmpreTED, a professora Edna Santos explicou que o projeto contribui na formação intelectual do aluno, que tem acesso a uma palestra multidisciplinar, além de ter a oportunidade de ampliar sua rede de negócios. "Os alunos de Administração e Comércio Exterior têm uma palestra mais dinâmica, que tende a ser mais interessante", definiu a docente.

A proposta de um papo bacana com os gestores foi bem sucedida, como avaliou a aluna do sétimo período do curso de Administração de Empresas Joylla Jorge. "Com certeza, o EmpreTED conseguiu tirar nossas dúvidas. A psicóloga Renata nos ajudou a pensar nas pessoas e o professor Roberto, a ter uma visão do marketing agregando valor à empresa", avaliou Joylla.