Notícias

Egressa de Psicologia passa em mestrado da UFRGS

Publicado em 21/07/2020

"Foi a primeira vez que fiz um processo seletivo para mestrado e de primeira já consegui. Fiquei em terceiro lugar, em uma das melhores universidades do país. Então, agora estou levando a excelência da UNIALFA para o sul". (Lorrane Ribeiro)

Por Amanda Costa

O projeto de pesquisa da egressa de Psicologia, Lorrane Ribeiro, tem como tema a raiva, a impulsividade e o comportamento agressivo de universitárias. O objetivo é pesquisar esses aspectos estimulando-os por meio de tarefa computadorizada de risco e medindo os níveis hormonais por meio da coleta salivar.

O sonho de lecionar sempre esteve ao lado de Lorrane, afinal a mãe é professora e sua maior inspiração. A jovem cresceu com poucas possibilidades, por isso se apegou tanto ao ensino. Pois, compreende o quanto os livros podem ser a chave para outros horizontes. "Me alegra pensar que eu posso ser para alguém o que minha mãe e alguns mestres foram para mim", diz emocionada.

Ela explica que com o mestrado vê amplas possibilidades de crescimento. O aceite do programa da UFRGS é o fruto colhido, após toda a sua dedicação ainda na graduação. Foi estagiária na Clínica de Psicologia da UNIALFA, apresentou trabalho no Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia, representou os discentes no Conselho Regional - ações essas que elevaram o seu aprendizado. Lições incríveis também obteve no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a orientação da professora Melissa Pereira em que pesquisou o enfrentamento da violência contra a mulher.

"Durante todo o curso me esforcei bastante e dei o melhor de mim. Aproveitei cada oportunidade e aprendi com os meus erros e acertos. Passei noites em claro estudando, mas não vejo como noites perdidas e sim como noites ganhas. Não me arrependo de nada, pois tudo isso fez com que hoje, prestes a iniciar o mestrado, eu me sinta mais segura e mais confiante. Todo o esforço valeu a pena", enfatiza.

Novos horizontes

O mestrado que Lorrane fará é em Neurociências, na linha de pesquisa neurobiologia do comportamento. Essa linha visa compreender de forma biológica os aspectos comportamentais. É importante esse estudo, pois o ser humano é um ser completo, biopsicossocial onde tudo está interligado e se influenciando mutuamente. "Se tentarmos compreender esses aspectos separadamente, não compreenderemos o ser em sua completude. Então estaremos sujeitos a julgar comportamentos sem realmente entendê-los" é o que explica a egressa.

Caso queira seguir carreira acadêmica Lorrane diz que é fundamental conhecer o programa de mestrado, os orientadores e as linhas de pesquisa. Só assim vai conseguir se preparar. "É bom ter um contato com o orientador, tirar dúvidas, questionar sobre o projeto, o programa e aceitar ideias. O mais importante: focar, estudar e nunca desistir", finaliza.

PSICOLOGIA É NA UNIALFA