Notícias

Educação Ambiental e Sustentabilidade no CEPE

Publicado em 21/10/2019

O Centro Universitário Alves Faria realiza o 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) de hoje, (21/10) até quarta-feira (23/10). Com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", o evento visa promover a socialização e a troca de conhecimentos entre alunos, professores, convidados e comunidade em geral.

Por Amanda Costa

No auditório do Bloco D - unidade Perimetral onde está sendo realizado o CEPE aconteceu na noite de hoje, (21/10) uma mesa-redonda com o tema: "Educação Ambiental e Sustentabilidade" entre os acadêmicos do curso de Pedagogia e vários convidados. Dentre eles, a mestre em Ecologia e Produção Sustentável, Daniella da Silva Porto Cavalcanti e o servidor da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando Pires.  

Antes de iniciar os debates sobre o tema da mesa-redonda teve apresentações culturais. Primeiro uma peça teatral sobre a colheita do rabanete, em que os acadêmicos caracterizados passaram a mensagem de que somente com a união será possível implementar a sustentabilidade na sociedade. Em seguida, uma aluna cantou "Planeta Água" de Guilherme Arantes.

"Nesse meio acadêmico da Pedagogia é muito importante tratar da educação ambiental. Afinal, são esses futuros pedagogos que levarão esse tema para a unidade escolar. Se trabalharmos esse assunto desde a base, com certeza teremos indivíduos mais conscientes", explica a palestrante Daniella da Silva Porto Cavalcanti.

De acordo com a acadêmica Isadora Linhares Silva, "é muito importante essa discussão no CEPE, pois o acadêmico será responsável por mudanças lá na frente. Ainda mais nós que estamos nos formando para ser educadores. Somos nós os agentes dessas mudanças no futuro".

Isadora é integrante da equipe de organização da mesa-redonda. Ela cursa o 4º período e como atividade prática da disciplina "Gestão de Projetos Educacionais I" colocou literalmente a mão na massa. "Olha é um desafio muito bom, pois podemos ver na prática o que vemos na teoria. Sem falar que estaremos melhor preparados para poder desenvolver novas habilidades. Pois, não são todas as faculdades que permitem que o pedagogo seja um futuro gestor. Por isso, que a UNIALFA é uma Escola de Negócios", conclui.