Notícias

Dissertação sobre o Grupo José Alves é apresentada em evento nacional

Publicado em 13/09/2019

O egresso do Mestrado em Administração da UNIALFA, Jose Júlio de Siqueira Sartori participou do 30º Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD). Na oportunidade ele apresentou sua pesquisa de dissertação, que aborda o capital intelectual e a gestão do conhecimento do Grupo José Alves. O evento aconteceu na Universidade Federal de Uberlândia-MG, nos dias 23, 24 e 25 de agosto.

"Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é." (Galileu Galilei)

Por Amanda Costa

A dissertação sobre o capital intelectual e a gestão do conhecimento do Grupo José Alves elaborada pelo egresso da UNIALFA, Jose Júlio Sartori teve a orientação da Dr. Hérica Landi. A pesquisa foi uma dentre os 101 artigos apresentados nos 3 dias do ENANGRAD. O tema central das discussões nesse encontro foi a "Gestão de Aprendizagem - No Contexto das Transformações".

O assunto é de extrema relevância para o mundo corporativo, pois estudos sugerem que as organizações que investem no conhecimento e na valorização dos seus colaboradores, potencializando o seu "Capital Intelectual", agregam valor as suas atividades e aumentam a sua eficiência e credibilidade entre seus colaboradores e clientes externos.

O egresso diz ter sido muito gratificante a participação nesse evento nacional. "Iniciei minha apresentação colocando que era uma pessoa da área financeira e de operações, tendo somente dois anos de acadêmico. Para surpresa, todos ficaram felizes, pois comentaram que era uma grande oportunidade de conciliar o útil com o agradável (conhecimento: técnico e acadêmico)", explica.

Jose Júlio Sartori disse ter se surpreendido com a pesquisa como um todo e ficou muito satisfeito com o Mestrado em Administração da UNIALFA. "Apesar de já ter feitos vários cursos e duas pós-graduações, o curso me trouxe muitas ideias e, principalmente,  contato com outros alunos, que  sempre é muito proveitoso", afirma.

Grupo José Alves

UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria, mantido pelo Centro Educacional Alves Faria (CENAF), é integrante do Grupo José Alves (GJA). O grupo possui longa tradição empresarial em diversos segmentos de mercado no Estado de Goiás, sendo, concessionário da fabricação e distribuição dos produtos Coca-Cola para os Estados de Goiás e Tocantins.

A pesquisa de Jose Júlio Sartori apresentou que 77% dos colaboradores do Grupo José Alves acreditam que ele tem cumprido o seu papel de promover mais conhecimento e favorecer a disseminação internamente. O fator mais bem avaliado foi "Orientação Cultural para o Conhecimento", que obteve a média de 4,1.

A  pesquisa considera é que o Grupo precisa aprimorar o espírito de equipe e desenvolver habilidades de liderança e de planejamento. Além disso, é necessário realizar alinhamento estratégico dos sistemas de RH em cada organização para continuar colhendo os resultados de uma excelente gestão do conhecimento.

VEJA MAIS FOTOS!