Notícias

Dicas de séries para inspirar empreendedores

Publicado em 01/12/2020

Entender sobre várias áreas relacionadas aos negócios, é fundamental aos empreendedores de sucesso. Temas relacionados à gestão, finanças, marketing e leis, são relevantes, mas sabemos que os assuntos técnicos podem ser um pouco complexos para quem está iniciando os estudos. As séries de empreendedorismo são boas alternativas para ampliar os conhecimentos, além de serem fontes de inspiração para quem deseja fazer faculdade.

Pensando nisso, preparamos 7 séries de empreendedorismo para te inspirar sem spoliers ;). Todas elas trazem um aprendizado novo sobre habilidades úteis para o mundo dos negócios.

1. Breaking Bad

Breaking Bad, apesar de parecer estranho, está relacionada com o empreendedorismo. Os episódios apresentam vários desafios que são enfrentados por empreendedores, como cadeia produtiva, controle de qualidade e gestão de negócio. A história de um professor de química, chamado Walter White, é contada durante a série. Ele descobre um câncer em estado terminal, acaba perdendo o emprego e, para sustentar a sua família, usa os conhecimentos químicos para vender e manipular drogas ilícitas.

Mesmo esse não sendo um bom exemplo a ser seguido pelos empreendedores, a maneira como ele conduz o negócio é esplêndida. A liderança de mercado, resiliência e branding também são pontos de destaque na série. A trama mostra que no mercado, é necessário encontrar um modo de se destacar dos demais. Dessa forma, é necessário estar alerta às necessidades do comprador e ficar de olho nos seus concorrentes.

2. Shark Tank

O reality 'Shark Tank' conta a história real de empreendedores que tentam convencer investidores milionários a aceitarem as suas propostas e inovações. A série traz a importância de ter um pitch rápido (uma boa história para vender) e um produto inovador para fechar o negócio.

Durante o reality, os participantes tem pouco tempo para convencer que o seu negócio apresenta um grande potencial. Isso é essencial para os empreendedores. Nenhuma pessoa tem muito tempo a perder, nem um investidor e nem o empreendedor. Por isso, é muito importante apresentar os principais pontos do negócio de forma resumida. Shark Tank é uma série essencial aos que buscam investidores.

3. GirlBoss

Inspirada na biografia da falida e rebelde Sophia Amoruso e da criadora do site Nasty Gal: uma grande varejista de roupas femininas com uma pegada moderna e jovem, a série tem trama que evidencia os desafios do início da carreira da empreendedora e de que forma ela alcança o sucesso em curto prazo.

A personagem tem um bom conhecimento do público, mas falta questões técnicas para criar a sua marca. Ela compra um livro para aprender mais e, com ele, encontra inspiração para escolher o nome da marca e entendimento sobre o planejamento do fluxo de caixa. A série enfatiza a importância da busca por conhecimento. Mesmo sendo uma comédia, a série traz ensinamentos sobre branding, marketing, validação de mercado e vendas.

4. Silicon Valley

A Silicon Valley conta a vida de empreendedores e programadores de startups no Vale do Silício, que objetivam criar uma carreira de sucesso em um polo de empreendedorismo e tecnologia. A série traz o nascimento dessa modalidade de empresa, como alavancar rápido esse tipo de negócio e lições importantes sobre como conquistar investidores.

Decisões que não devem ser tomadas, enquanto empreendedor, e o impacto delas no negócio, para o crescimento ou fracasso, são alguns dos ensinamentos da série. O personagem central parece não por não ter habilidades para vender suas ideias e tem um "consultor" que traz ideias ineficazes. A série é exibida pela HBO.  É uma ótima oportunidade para adquirir conhecimentos de inovações tecnológicas.

5. Billions

A série Billions traz o conflito entre dois personagens: Bobby Axelrod, dono de uma empresa de investimento que pode estar envolvida em ilegalidades, e Chuck Rhoades, um promotor-chefe que almeja uma posição mais alta no governo.

Os dois sempre estão colocando à prova a ética e a moralidade para almejar os propósitos. Chuck tem muito foco em prender Bobby, já que acredita que o mesmo é um golpista que lucra com ilegalidades no mercado de ação. Ele é extremamente focado em conseguir essa prisão, que ele acredita que irá fazê-lo crescer na carreira.

Foco para alcançar o objetivo, inteligência financeira, networking, influência e poder, são alguns dos principais aprendizados trazidos pela série.

6. Mad Men

A Série traz a história de Don Draper, um diretor de criação em uma célebre agência de publicidade, além de ser um profissional reconhecido da área de publicidade em Nova York, nos anos 1960.  Mesmo com todo o reconhecimento e sucesso, Don Harper sofre com crises existenciais que deixam a história ainda mais instigante.

A série traz aprendizados valiosos para quem deseja seguir carreira no empreendedorismo. A trama mostra os conflitos dos relacionamentos entre empresas com clientes e consumidores, além de diversas dicas importantes de marketing.

7. House of Cards

House of Cards traz a história de Francis Underwood. O personagem principal é um político muito ambicioso, que deseja ter um alto cargo público em Washington e está preparado para fazer qualquer coisa para atingir o sucesso.

A série traz duras negociações no universo político. Francis Underwood lidera a sua vingança pessoal contra os adversários na política norte-americana. Negociação, influência, networking e poder, são alguns dos principais ensinamentos trazidos pela série.

Muitas séries trazem inspiração e conhecimentos sobre empreendedorismo para quem deseja seguir na área. Se você tem interesse em seguir carreira no empreendedorismo, ouvir podcasts sobre a carreira e optar por uma faculdade de qualidade e reconhecida pelo mercado, são alguns dos primeiros passos.

Conheça os cursos da área de negócios da UNIALFA, clique aqui.