Notícias

Curso de Jornalismo desenvolve jornal em Espanhol

Publicado em 21/06/2021

Os alunos do 8ª período de Jornalismo da UNIALFA elaboraram um jornal online em Espanhol. Intitulado como "UNIALFA JORNAL", projeto que conta  com colunas interativas para o seu leitor.

Desenvolvido através da metodologia PLB (Aprendizagem Baseada em Problemas), o blog tem por objetivo apresentar soluções práticas relacionadas à produção jornalística. Renato Borges, professor da disciplina Estudos das Mídias explica que pretende mostrar aos seus alunos, o mundo real de suas profissões. "Através dessa didática, consigo desenvolver e promover habilidades de comunicação, pesquisa e resolução problemas, pensamento crítico e autoavaliação."

O diferencial deste trabalho é a inclusão da Língua Espanhola na descrição das matérias. Para o professor Renato Borges é fundamental que todo jornalista saiba se comunicar em outras línguas " Quando os alunos de Jornalismo atuam na prática, através da língua espanhola, a aprendizagem se torna muito mais eficaz e significativa."

A metodologia é aprovada pela aluna Agness Geovanna Faria que publicou a coluna "Soltera Codiciada". Ela que já tem um conhecimento básico sobre a língua, diz que aprendeu mais sobre verbo, conjugações e também teve oportunidade de agregar ainda mais em seu currículo. "Estas atividades auxiliam muito no meu portfólio e contribuem para o futuro da minha profissão."

A estudante Luana Floriano também avalia esta iniciativa como positiva, pois a UNIALFA une a teoria e prática. "Foi uma jogada de mestre, a instituição adotou uma nova forma de ensino."  A jovem diz ainda que esta experiência ressuscitou um sonho antigo que ela tem. "As aulas me impulsionaram a realizar uma segunda graduação em Comércio Exterior. Este primeiro contato com a língua espanhola vai me ajudar futuramente."

Conheça o "UNIALFA Jornal"

Conheça o curso de Jornalismo da UNIALFA