Notícias

Cuide da saúde mental em tempo de coronavírus

Publicado em 19/03/2020

Confinamento não é sinônimo de prisão, por isso não se desespere. Fique calmo! Esse distanciamento das pessoas em faculdade, igreja, shopping, feira, boate e eventos sociais é um ato de amor. Amor e cuidado com você, com a sua família e também com o próximo. Confira as dicas da professora de Psicologia da UNIALFA, Catarina Portugal para elevar o pensamento positivo, até mesmo porque essa fase vai passar.

Por Amanda Costa

Não pode sair de casa nesse período de quarentena? Então, que tal fazer coisas que te dá prazer, como: ler, assistir filmes, criar uma rotina de trabalho e cuidar do corpo? Tudo isso irá te fazer bem e levará para bem longe os pensamentos pessimistas e derrotistas.

Segundo Catarina Portugal pensar positivamente e experimentar emoções positivas nos levam a alcançar níveis de bem-estar e resiliência. Fatores esses tão importantes para o momento.

"É importante sermos positivos, pois consequentemente iremos ter comportamentos produtivos que irão nos auxiliar e auxiliar o próximo", explica ela.

Siga essas orientações:

  • Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias e busque informações confiáveis.

  • Medite, pratique atividade física e se alimente de forma saudável.

  • Ouça música, leia aquele livro que estava esquecido, assista um filme. Faça coisas que gosta.

  • Aproveite para colocar as coisas em ordem. Arquivos e fotos do computador, e-mails, gavetas, outros.

  • Aproveite para conversar com outras pessoas, interagir com aqueles que estão na sua casa.

  • Vivencie a sua espiritualidade, reflita sobre o sentido de sua vida e conecte-se com outras pessoas e com algo que você acredita ser maior do que o seu eu.

  • Se tiver medo, pense em outros momentos difíceis que já superou antes.

  • Se perceber que está ansioso, depressivo, com pensamentos suicidas, busque ajuda de um familiar, psicólogo ou médico.

"Muitas coisas não são realizadas porque o medo vence as pessoas. Vença o medo e verás um mundo de possibilidades desdobrar-se diante de teus olhos" (Augusto Branco - poeta)