Notícias

Crise reforça importância do jornalismo

Publicado em 10/11/2020

Por Jhonatas Luis

Em meio à pandemia, o jornalismo brasileiro foi tomado pela cobertura de informações relacionadas ao novo coronavírus (COVID-19). Índice de mortes e casos confirmados, medidas de prevenção, subsídios do governo, economia e mercado de trabalho são pautas diárias.

Independente do modelo e plataforma (TV, rádio, sites e portais de notícias), o jornalismo tem se destacado em relação à sua função social: levar informação. Enquanto diversos segmentos enfrentam dificuldades (recorrendo às demissões em massa ou adequações no modelo de trabalho), diversos jornais registram aumento no consumo de notícias. O jornal O GLOBO, por exemplo, atingiu seu pico histórico por conta da cobertura da pandemia. Ele alcançou a marca de 235 milhões de acessos.

Esse crescimento reflete a insegurança da população frente o vírus e também às Fake News difundidas (principalmente com vieses político-partidários). Segundo o Datafolha, as pessoas confiam mais em informações sobre o coronavírus divulgadas pelo jornalismo profissional que em redes sociais. Enquanto TVs e jornais têm um índice de confiança de 61% e 56% respectivamente, as redes sociais ficam em apenas 12%.

Observa-se que sem profissionais e veículos de comunicação comprometidos com a informação, o momento que estamos vivendo poderia ser bem diferente. Sem a difusão da periculosidade do COVID-19 ou das medidas de prevenção, por exemplo, muitas pessoas poderiam ser infectadas (e até morrer) por não terem conhecimento da situação. Hoje e sempre, o acesso à informação é fundamental.

A pandemia reforça que o jornalismo de qualidade não acaba e pode sim salvar muitas vidas. Como em qualquer outra área, os jornalistas precisam se adaptar, principalmente em relação à tecnologia e às necessidades da sociedade. Entretanto, os profissionais que atuam com comprometimento com sua função social certamente irão se destacar e construir uma carreira jornalística de sucesso em momentos de crise social ou não. Saiba mais aqui!

Muitos jornalistas, como essa âncora do telejornal do SBT, estão apresentando de casa. O home office é uma alternativa segura de levar a informação para a sociedade.

 

Saiba mais sobre o curso de jornalismo da UNIALFA, clique aqui.