Notícias

Contadores e agronegócio

Publicado em 14/02/2020

O Brasil é um dos grandes exportadores de commodities agrícolas, como carnes (bovinos, suínos e aves), grãos (soja e milho), suco de laranja, café e açúcar, produtos estes que aquecem a economia do país deixando em alta as cotações na bolsa de valores. Com o avanço do agronegócio a contabilidade rural tem um papel importante, informações de estoques, preços, depreciação de máquinas e equipamentos, com essas e outras informações contábeis, fica mais fácil mensurar receitas e despesas, e facilita para o gestor na tomada de decisões.

Por Amanda Costa

A Contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio de uma entidade por meio das contas de bens, direitos e obrigações. É um conjunto de técnicas que são usadas para um melhor gerenciamento das operações feitas nas entidades, em várias distribuições especificas. Ela se divide em vários ramos e uma delas é a rural . O contador tem uma importância muito grande nesse segmento, pois orienta e presta contas sobre criação de animais ou de culturas permanentes e perenes.

"Estamos em uma região onde o agronegócio é muito expressivo. Temos empresas atuando com vários tipos de atividades como a produção de grãos e a pecuária. Além do mercado de aves e suínos existe também várias agroindústrias no ramo alimentício e de outros produtos vindos do setor rural", explica o professor de Ciências Contábeis da UNIALFA, Carlos Eduardo Gonçalves de Oliveira.

Há um estereótipo do contador guarda livros. Mais popularmente ele é chamado de "darfista". Só que na prática, o contador que fica horas no escritório lançando notas e imprimindo guias não existe mais. "Hoje temos um profissional que emprega suas horas de trabalho em uma prestação de serviço mais consultiva, mais analítica, ajudando em soluções administrativas, de controles e trazendo mais qualidade nas informações para a gestão das empresas", afirma Carlos Eduardo.

Os processos contábeis são cada vez mais modernos, com sistemas operacionais mais completos. A atuação do contador no agronegócio é bastante promissora. "Temos mudanças perceptíveis no setor agro, pois muitas dessas administrações que antes eram feitas pelo pais, estão sendo sucedidas pelos filhos que já são uma geração que buscaram o ensino superior, MBAs e tem uma visão gerencial e de mercado mais técnica. Por isso, buscam empregar profissionais mais capacitados e qualificados. Tudo isso favorece o mercado de trabalho para os profissionais de contabilidade", enfatiza o professor.

Outras atuações

O profissional da área contábil pode atuar dentro das empresas como contador gerencial, como gestor da área contábil; como gestor da área fiscal, como controller, como gestor do departamento de pessoal. Além disso esse profissional é apto a atuar nas áreas administrativas como contas a pagar, contas a receber, custos e faturamento. Como autônomo ele pode trabalhar também como perito, auditor, contador e consultor de empresas prestando diversos serviços as pessoas jurídicas e físicas também.