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Construa um ambiente de trabalho motivador

Publicado em 11/11/2019

Acordar cedo para trabalhar e se sentir desmotivado é triste e estressante. O que você pode fazer para tornar o seu ambiente de trabalho um local melhor? A resposta é: crie um ambiente que estimule confiança nas relações.

*Lorranny Sousa

De acordo com a Great Place to Work, melhores empresas para se trabalhar têm nível de confiança nas relações acima de 70%. De acordo com a publicação da Harvard Bussiness de janeiro de 2017, empresas com maior nível de confiança nas relações tem 74% menos estresse, 50% mais produtividade, 76% mais engajamento, 13% menos licenças médicas e 29% mais satisfação com a vida.

Para Stephen Covey a confiança é construída a partir da percepção que as pessoas constroem umas com as outras, o caráter e competência que têm. Para criar um ambiente corporativo mais motivador te convido a construir iniciativas que estimulem comportamentos mais confiáveis.

Pense no cotidiano da sua equipe: as pessoas agem de acordo com o que falam? Elas assumem erros? As pessoas falam o que pensam de forma transparente? Elas honram os ausentes, evitando falar "nas costas"? Vocês podem contar uns com os outros?

As perguntas acima são termômetros para a percepção de integridade de caráter na sua equipe. O caminho é criar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para assumirem erros, conversem de forma transparente (para evitar fofoca) e onde a camaradagem exista, da mesma forma que o trabalho em equipe.

Saiba que o nível de competência é alto quando o ambiente estimula as pessoas a planejarem. Todos sabem que os bons comportamentos devem ser reforçados para que a meta seja alcançada. Onde há boa gestão, as pessoas enfrentam os problemas de frente. Em ambientes com alta confiança, cada membro da equipe sabe ouvir, alinha expectativas e busca melhoria contínua.

Por onde começar? Por você, por seu exemplo e suas propostas. Faça as pazes consigo e com os colegas, alinhe expectativas e peça desculpas. Posicione-se sempre, mantendo equilíbrio entre coragem e consideração. Promova diálogos para identificar os pontos críticos e fortes quando o assunto é confiança. Trabalhe em equipe!

São as qualidades das relações que você possui no ambiente corporativo que te dá a tão almejada felicidade no trabalho. Portanto, nada melhor que ter um clima de harmonia com os colegas. Muitas vezes convivemos mais com essas pessoas do que com os nossos próprios familiares.

Lorranny Sousa - É coordenadora do MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 4.0 da UNIALFA

 

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