Notícias

Como prever uma crise financeira?

Publicado em 12/05/2021

O Brasil sofre com as consequências da crise econômica causada pela pandemia da COVID-19. Prova disso é que segundo dados Serviço de Apoio ás micro e pequenas empresas (Sebrae), aproximadamente 600 mil empresas fecharam suas portas em todo país em 2020. Para diminuir esses dados, é importante, um gestor capacitado para lidar com as ações da organização.

Este profissional é responsável por criar estratégias de governança corporativa e ficar atento a todos os processos que tramitam dentro da empresa. A coordenadora do MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos, Maria Regina Lima, explica que o empreendedor deve acompanhar o andamento dos negócios. "Ele está diretamente ligado na parte administrativa, comercial e financeira da corporação e lida diretamente com os resultados."

Por isso é importante que o gestor esteja preparado para lidar com as crises financeiras que podem impactar o rumo de seus negócios e até ocasionar o fechamento de sua empresa. O investimento em treinamento de sua equipe e ferramentas para análise de crédito são fundamentais para evitar fraudes e reduzir o número de clientes inadimplentes. A criação de campanhas para manter a produtividade da empresa a longo prazo também garante que não haja riscos financeiros.  

A coordenadora Maria Regina diz o que administrador de empresas deve ter organização, comprometimento e trabalhar com uma equipe responsável. "O gestor que cumpre prazos e metas e conta com funcionários preparados para contribuir com o andamento da empresa se destaca no mercado de trabalho."

 Com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar em grandes organizações, a UNIALFA oferece o MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos. O curso multidisciplinar é destinado a profissionais que atuam diretamente nas áreas de controladoria, finanças e gestão de riscos.

Eder Júlio da Mota é contador e atualmente trabalha como gerente em Controladoria e Finanças. Ele afirma que graças ao MBA, conseguiu se aperfeiçoar em sua área de atuação. "Esta especialização me proporcionou conhecimento na prática em análise de diagnóstico. Além disso, aprendi também métodos e planejamentos estratégicos organizacionais que conduzem a viabilidade dos negócios da empresa onde atuo."    

Conheça o MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos