Notícias

Comércio Exterior: a importância do profissional no dia a dia

Publicado em 22/02/2021

Responsável pela importação e exportação de produtos, o profissional de comércio exterior é fundamental para a sociedade. Seu crescimento ao longo dos anos é a prova da eficácia da profissão. A Associação Brasileira de Comércio Exterior estimula que em 2021 esta área cresça em torno de 13,7% em relação ao ano passado.

Diretamente ligado ao progresso da economia, o profissional lida com a compra e venda de mercadorias dentro e fora da nação. Além de estreitar fronteiras entre os países, fazendo com que estes mantenham uma boa comunicação em prol da movimentação monetária.  Portanto, possibilita a aquisição de novos empregos e o saldo positivo da balança comercial.

No Brasil, esta área tem influência direta no PIB ( Produto Interno Bruto), que é um dos principais indicadores da atividade econômica brasileira. O estado de Goiás participa ativamente nas exportações através do setor agropecuário e nas importações com produtos farmacêuticos, ambos em parceria com a China.

É de competência do profissional também transações cambiais, legislação aduaneira, investimento em pesquisa e prospecção de mercado, além do trabalho como negociador e contratos internacionais.

 Com o avanço da tecnologia e a vacinação em massa em várias partes do mundo (por conta da COVID-19) é esperado que a procura por especialistas do ramo, aumente ainda mais nos próximos anos. A UNIALFA é a única instituição de ensino do Centro-Oeste a ofertar a graduação para a atuação em Comércio Exterior. Com o corpo docente qualificado e laboratórios de ponta, objetiva a capacitação de seus alunos com visão global e que possam atuar nacionalmente e internacionalmente

Flávia Silveira, professora de Comércio Exterior da UNIALFA, ressalta que a importação e exportação está presente em coisas essenciais do dia a dia como: levar comida na mesa das pessoas através da importação e exportação de alimentos. Ela diz que os alunos da UNIALFA são formados com o objetivo de alavancar a economia. "Nós aplicamos aulas práticas para que os estudantes saiam da instituição com senso crítico em relação à política e econômica"

Deborah Sabbag cursa o 8º período de Comércio Exterior da UNIALFA, ela se sente realizada profissionalmente. Seguindo o caminho de seu pai que também atua em Comércio Exterior, diz que a área é extensa e que só teve noção depois que entrou na instituição. "Tudo que consumimos envolve a profissão. Antes eram as máscaras e hoje são os insumos e as vacinas, por exemplo"

Atuante em uma empresa insumos analíticos,a jovem diz que a UNIALFA proporcionou a ela muitos conhecimentos. "Cada período que passa, fico empolgada com a quantidade de informações que adquiro", enfatiza.

Conheça o curso de Comércio Exterior da UNIALFA