Notícias

Brasil precisa de quase 800 mil profissionais de TI até 2025, afirma estudo

Publicado em 18/08/2022

 

A demanda por profissionais na área da Tecnologia da Informação é crescente. Nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, houve uma grande transformação digital. Como consequência disso, muitas empresas passaram a lidar com o gargalo da falta de mão de obra qualificada.  

Segundo um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil tem um grande desafio pela frente. A estimativa é que, entre os anos de 2021 e 2025, as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos. No entanto, com o número de formados aquém da demanda, a entidade destaca que exista um déficit anual de 106 mil talentos, totalizando 530 mil em cinco anos.  

Já no Estado de Goiás, as empresas precisam contratar cerca de 40 mil novos profissionais de TI até 2024, temática que foi pautada no 2° Encontro de Canais de Alta Performance de Tecnologia (CP-TI), um dos maiores eventos do setor no país que, no último mês, reuniu empresários e técnicos da área.  

A importância da qualificação na área de TI  

Para preencher esse gap na área da Tecnologia da Informação, a qualificação é fundamental. Como explica o Reitor da UNIALFA e Superintendente da ALFA Educação, professor Carlos Eduardo Trindade, essa é uma das áreas que tem grande procura, mas falta gente no mercado. "Isso não somente na área da tecnologia da informação, mas também falta gente na parte básica, que é a parte de infraestrutura, administração de servidores e segurança de informação". Trindade ainda destaca que "para suprir esse número de vagas, é necessário capacitação. É o único caminho", finaliza.  

Seguindo essa visão, a UNIALFA promove a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O curso, com duração de dois anos, tem como objetivo formar especialistas com sólidos conhecimentos técnico-científicos para entender o mercado de trabalho e as demandas do setor tecnológico.  

Curse Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2 anos 

O curso tecnólogo é focado no mercado de trabalho, voltado para profissionais que desejam resultados mais rápidos. Dessa forma, a pessoa pode iniciar sua atuação de forma mais ágil, considerando o menor tempo de conclusão.  

Se você deseja conhecer uma matriz curricular focada na prática, com metodologias inovadoras e um corpo docente com profissionais de mercado, curse Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UNIALFA.  

Clique aqui e inscreva-se no processo seletivo 2022/2