Notícias

Atendimentos jurídicos gratuitos

Publicado em 09/09/2019

Alunos e professores do curso de Direito da UNIALFA, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) realizam atendimentos gratuitos à comunidade.  Os atendimentos são voltados para a população de baixa renda (que ganhe até 3 salários mínimos) em casos referentes a vara cível. São atendidas, aproximadamente, 25 pessoas por semana.  

Por Amanda Costa

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNIALFA oferece assistência jurídica à população de baixa renda. Todos os atendimentos jurídicos são realizados pelos acadêmicos sob a supervisão e orientação de professores com formação na área. Assim, o objetivo do NPJ também é possibilitar aos acadêmicos a prática profissional.

"Todos os alunos da nossa graduação passam por aqui com o intuito de realmente familiarizarem com as práticas jurídicas, visto que o NPJ é muito importante não só para nós, mas para toda a sociedade - aqueles que não tem condições de arcar com advogados, algo que é muito oneroso hoje em dia", explica o acadêmico Hermano Henrique Silvestre.

As principais atividades desenvolvidas pelo NPJ são: orientação jurídica, ação de indenização (consumidor), divórcio judicial, regulamentação de guarda, pensão alimentícia, retificação de registro civil, investigação de paternidade e dissolução de união estável. Quem precisar de um desses atendimentos pode se dirigir a unidade Perimetral da UNIALFA de segunda à sexta (13h às 17h) para fazer o cadastro e receber orientações de como deverá proceder.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Anderson Luiz Brasil Silva o NPJ não só contribui, como é essencial para a vida de um bacharel em Direito. "Os alunos vão produzir peças, vão protocolar, vão simular como seria o trabalho deles como advogados", explica.

"Fazemos atendimento aos clientes, fabricamos as peças que serão protocoladas no Tribunal de fato. É como se fosse vida real mesmo. Na verdade é! Por isso, a gente faz com o maior empenho com o apoio dos nossos professores. É a realidade de fora dentro da faculdade", afirma Hermano Henrique.

SERVIÇO: Núcleo de Práticas Jurídicas

Local: UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria;

Endereço: Av. Perimetral Norte, nº 4.129 - Vila João Vaz;

Quando: Segunda à sexta-feira;

Horário: das 13h às 17h;

Mais informações: (62) 3272-5111.