Notícias

Atendimento psicológico

Publicado em 13/11/2019

"Eu estou depositando toda a minha fé de que meu filho melhore". (Aline Cristina)

Por Amanda Costa

Cuidar da saúde psicológica é tão importante quanto da saúde física. Só que nem todos podem arcar com uma psicoterapia, com uma avaliação psicológica ou mesmo neuropsicológica. A boa notícia é que a UNIALFA oferece esses atendimentos gratuitos à comunidade. Ou seja, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser beneficiados - nas modalidades individual, casal e em grupo.

Os atendimentos realizados na Clínica-Escola do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Prática Psicológica (NEP) são feitos por alunos dos últimos períodos com a supervisão de professores registrados no Conselho Regional de Psicologia conforme a resolução CFP nº 003/2007.

"Na hora da prática é quando podemos ver como a coisa funciona. E, aqui estamos no momento de aprender, de ver como nós vamos lidar com os atendimentos. Temos a supervisora que orienta a gente da melhor maneira possível", explica a acadêmica do 9º período de Psicologia, Isabella Guimarães.

Segundo Isabella se não fosse o estágio no NEP ela não estaria preparada para atuar no mercado de trabalho. "Isso aqui é de extrema importância para saber que eu estou pronta, que estou preparada", complementa.

O objetivo é oferecer atendimento psicológico gratuito para a população, oportunizando aos acadêmicos de Psicologia o ensino prático com responsabilidade social. De fevereiro a outubro desse ano já foram realizadas 593 triagens e 798 consultas psicológicas. Esses atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira (14h às 19h) e aos sábados (08h às 13h), exceto durante os períodos de recesso acadêmico definidos no calendário institucional.

A dona de casa, Aline Cristina Evangelista precisa de uma avaliação neuropsicológica do filho de 9 anos. Eles são de Goianira e ficaram sabendo dos atendimentos gratuitos ofertados pela UNIALFA na própria escola do garoto. "Lá eles me indicaram fazer o exame daí eu verifiquei e vi que o valor é bem alto. Daí eles me explicaram que tinham as faculdades que faziam de graça. Aí ligamos e trouxemos toda a documentação para a triagem", explica.

O tempo de tratamento se diversifica dependendo do caso do paciente. Os tratamentos podem durar um mês, duas sessões, três meses e até mais. O paciente, se assim preferir, pode continuar o tratamento na passagem de um semestre para o outro. E o tempo da sessão vai de 50 a 60 minutos. 

SERVIÇO: Núcleo de Estudo, Pesquisa e Prática Psicológica

Endereço: Av. Perimetral Norte, nº 4.129 - Vila João Vaz; 

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 14h às 19h; sábados, das 8h às 13h;

Mais informações: (62) 3272-5089.