Notícias

Alunos UNIALFA são talentos na Ciência e Tecnologia

Publicado em 16/12/2019

Três acadêmicos dos cursos de Engenharia foram premiados pela prefeitura de Goiânia na última sexta-feira (13/12). O evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) aconteceu no auditório do Senac Cora Coralina e contou com representantes de mais seis instituições de ensino superior.

Por Amanda Costa

A premiação ''Talentos na Ciência e Tecnologia em Goiânia'' teve o objetivo de reconhecer pesquisadores que contribuem para a evolução científica e tecnológica na capital de Goiás. Os homenageados da UNIALFA foram Airazec Nascimento Santos (Engenharia Elétrica), Alefe Costa Macedo e David Brahiam Machado Morais Vieira de Melo (ambos Engenharia da Computação). Todos receberam diploma de reconhecimento.

"Fiquei muito feliz, pois não é todo dia que se tem seu trabalho valorizado. Soube alguns dias antes do resultado que minha orientadora Fabiana Rocha e o coordenador do curso Juliano Pável haviam indicado o meu trabalho. A premiação veio apenas coroar, pois só o fato de ser indicado por pessoas que estão próximas de mim já me deixou muito feliz", afirma o acadêmico de Engenharia Elétrica, Airazec Nascimento.

A pesquisa dele trata sobre motores de indução trifásico. O equipamento é amplamente utilizado na indústria e sofre perda de rendimento com o desequilíbrio de tensão, problema recorrente no setor. Outro efeito causado é a redução do torque do motor. Utilizando Machine Learning para predizer o torque, o trabalho de Airazec avaliou o comportamento do motor sobre o desequilíbrio de tensão.

"Este estudo pode ajudar o setor industrial na redução de custos com a manutenção e o prolongamento da vida útil destes equipamentos. Por consequência pode-se reduzir o custo dos produtos finais consumidos pela sociedade", explica Airazec.

Outro que ficou muito contente com a premiação foi o aluno de Engenharia da Computação, Alefe Costa Macedo.  A pesquisa forneceu a ele a oportunidade de crescer enquanto acadêmico. "Como se trata de uma pesquisa em um campo ainda relativamente inexplorado na região e também no Brasil, acredito que o projeto ajudará a despertar o interesse de outros pesquisadores e incentivar a pesquisa em Goiânia", explica.

Todo o esforço de Alefe teve o reconhecimento e ele gostaria de dedicar a premiação. "Primeiramente à minha família que me apoiou da maneira que pôde durante minha graduação e desenvolvimento desta pesquisa. Como ainda ao meu orientador Thales Takáo e à UNIALFA que me indicou para este prêmio", diz emocionado.

O também acadêmico do curso de Engenharia da Computação, David Brahiam não pode estar presente na cerimônia devido a uma viagem para a Argentina. A mãe dele, Sandra Lúcia de Melo Morais ficou maravilhada com a notícia.

"Ele é um aluno dedicadíssimo e se entregou de corpo e alma aos estudos. Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite. Pagou a faculdade por quatro anos. Somente neste último semestre de 2019, que assumimos as mensalidades", completa.

CONFIRA AS FOTOS!