Notícias

Agência Baru renova campanhas preventivas da CIPA

Publicado em 30/05/2019

De acordo com a secretária da comissão no UNIALFA, Suzana Silva, o objetivo da parceria é criar novas formas de engajamento por meio de ações mensais que envolvam funcionários e universitários

Crédito: Allice Fernandes e Luana Brito (Baru - Agência Experimental de Comunicação)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), existente nas organizações que têm quadro de funcionários com mais de 20 colaboradores, tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, procurando incentivar a preservação da vida e a promoção da saúde dos trabalhadores. Neste semestre, a gestão da CIPA do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), em uma iniciativa de veiculação de campanhas mensais, que segue o calendário do Ministério da Saúde, procurou uma parceria com a Agência Experimental de Comunicação Baru para desenvolvimento de novos métodos para a realização e melhor divulgação de suas ações.

Este mês, foi trabalhado o tema "Maio Amarelo". A campanha provoca alerta à prevenção de acidentes no trânsito. Desta forma, três cartazes foram desenvolvidos pelos alunos-estagiários da Baru e aplicados aos ambientes da faculdade, a fim de comunicar-se com o público institucional e acadêmico. A abordagem dos cartazes, segundo a Analista de Planejamento e Operações Acadêmicas do UNIALFA, e membro da CIPA, Karolina Miranda, é com o apontamento das maiores causas de tragédias no trânsito, que são o excesso de velocidade, e o uso de celular e de bebida alcoólica ao volante.

Na continuação das ações preventivas, o mês de junho será representado pela cor vermelha, que está ligada à importância e ao incentivo à doação de sangue. Em julho, a cor amarela volta à tona, mas, dessa vez, irá tratar a conscientização das hepatites virais e do câncer ósseo. De acordo com Karolina, há, no calendário do Ministério da Saúde, meses em que são trabalhadas duas cores e é necessário analisar qual tema causará mais impacto.

Segundo Suzana Silva, Analista de Planejamento e Operações do UNIALFA e secretária da CIPA, a comissão é normalmente vinculada a fatos trágicos e negativos, como acidentes e doenças, por exemplo. A intenção das campanhas é melhorar a visão que as pessoas têm da comissão. "A parceria com a Baru, além do desenvolvimento de artes visuais, pretende também, por meio de uma melhor divulgação e comunicação, levar ao conhecimento de todos a preocupação com a saúde no geral, não só a prevenção de acidentes, falando de um assunto sério de forma descontraída e leve."

SIPAT

Além das campanhas, a CIPA, obrigatoriamente, uma vez por ano, realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o objetivo de levar orientações e reflexões quanto à segurança e à qualidade de vida dos funcionários. As atividades propostas são palestras, testes de glicemia, aferição da pressão, entre outras. "É um momento com os colaboradores, mas, podemos, a partir da parceria com a Baru, estendê-lo também à comunidade acadêmica, para que todos possam usufruir dos benefícios que são oferecidos durante esta semana", explica Suzana Silva, Analista de Planejamento e Operações do UNIALFA e secretária da CIPA.

A longo prazo, outra iniciativa proposta pela comissão é a de alertar funcionários e estudantes sobre a postura corporal correta. A ideia é criar um alerta temporizado nos computadores para que os colaboradores parem por alguns instantes e façam alongamentos. Já nas salas de aula, este aviso será feito por meio de cartazes, para que os estudantes sigam as recomendações a respeito. "Estamos preocupados com essa questão, pois, por mais que sejam poucas ou muitas horas de aula, uma má postura pode causar sérios danos à coluna", reitera Suzana.