Notícias

A natureza como solução dos problemas

Publicado em 17/10/2019

O curso de Engenharia Elétrica da UNIALFA realiza amanhã, (18/10), a partir das 17h30, a palestra "A natureza inspirando a solução de problemas". O evento será realizado no auditório do Bloco C - unidade Perimetral e é aberto ao público. A entrada é 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá). Todos os alimentos serão doados para famílias carentes.

Por Amanda Costa

Essa palestra solidária é uma iniciativa do professor do curso de Engenharia Elétrica, Me. Arthur Melo Pereira. Ele irá proferir sobre o poder da natureza para a solução dos problemas cotidianos. A expectativa é a melhor possível, pois o intuito da instituição é tornar projetos como esse uma rotina. Ou seja, unir acadêmicos e a comunidade em geral para o melhoramento da sociedade.

"A natureza é inegavelmente a maior perfeição que existe, sempre que o homem tentou reproduzi-la, boas invenções surgiram, por exemplo o avião. Então, no início da chamada inteligência artificial, surgiu um algoritmo para a solução de diversos tipos de problemas (inclusive engenharia), inspirada na teoria da evolução de Darwin e genética de Gregor Mendel, ou seja, reproduz esse perfeito encadeamento que só a natureza consegue em ambiente computacional, produzindo boas respostas", explica Arthur Melo Pereira.

O evento tem como objetivo central ajudar famílias carentes e, claro, contribuir para a formação intelectual do público presente. "Gostaria de despertar esse sentimento de solidariedade nas pessoas, sair da situação de comodismo, reclamação e passar a ajudar os que mais precisam, seja com o alimento ou uma palavra amiga. Temos muitas potencialidades, se dedicarmos uma hora ao nosso próximo, imagina como íamos melhorar demais o mundo?" conclui o palestrante.