Notícias

A arte de contar histórias...

Publicado em 13/01/2020

Os primeiros a notarem o poder do storytelling nos tempos modernos foram os grandes líderes políticos. As empresas também passaram a utilizar recursos de storytelling para cativarem o seu público consumidor.

 

Sabe o que é storytelling? É a junção do termo inglês: story que se refere a uma história, fato ou ocorrido com telling para dar a ideia de ação, ato ou efeito de narrar histórias através de imagens ou outros recursos que ajudem a manter o interesse dos espectadores.

O contar histórias tornou-se o elemento chave para a construção da nossa própria identidade. O termo storytelling é recente, no universo da administração e do marketing (últimos 20 anos) como ferramenta estratégica, mas sua utilização nasceu entre 30 e 100 mil anos atrás, quando se acredita que o homem desenvolveu a linguagem. Portanto, o storytelling é uma ferramenta poderosa para compartilhar conhecimento, utilizada pelo homem muito antes de qualquer mídia social.

O objetivo é criar ideias coletivas, onde as pessoas encontram-se com as histórias e estão nelas identificadas, através dos sentimentos mais inerentes ao ser humano: o amor, o prazer, a necessidade de identidade cultural, a proteção do ambiente e o cuidado com o ser humano.

A narração de histórias tornou-se um bom negócio não só para a mídia, mas também para as empresas que souberem utilizar a técnica em seus negócios e essas histórias gerarem bons rendimentos aos seus narradores, quando elas se desdobram em mais de uma mídia, esse fenômeno é conhecido como Transtorytelling, ou seja, a mesma narrativa em diferentes plataformas, com linguagens diferentes, por exemplo, quando um storytelling aparece citado em outro, de modo explícito ou implícito, em que o conteúdo de uma narrativa migra para outras.

A narrativa transmídia ou transtorytelling refere-se a uma nova estética que surgiu em resposta à convergência das mídias, pois se contar histórias tornou-se uma poderosa arma para quem quer convencer e persuadir e com a convergência de mídias as narrativas se tornam mais elaboradas e complexas fazendo com que as marcas construam um verdadeiro universo em torno de si mesmas.

 

Fonte: Storytelling - O estudo da estratégia emocional como influenciadora no branding escrito pelo Professor Me Diego Alves Jacob da UNIALFA, para o Programa de Doutorado em Marketing e Estratégia.